Foto: Reprodução/Internet
Secretário de Estado dos EUA está no Egito buscando avanço nas negociações por cessar-fogo e libertação de reféns
As conversas destinadas a libertar reféns por um cessar-fogo em Gaza estão “progredindo positivamente” – no entanto, “muitas diferenças” permanecem – um diplomata informado sobre o assunto disse à Imprensa.
O diplomata não destacou quais eram as diferenças, mas estava cético de que os lados estavam perto de um acordo. Na quarta-feira (20), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os lados estão se aproximando de um acordo e que as “lacunas estão se estreitando.”
O lento progresso das negociações ficou mais evidente depois que o diretor da Mossad, David Barnea, deixou Doha após apenas um dia de conversas indiretas na segunda-feira (18). Equipes técnicas israelenses estão agora no Catar tentando acertar detalhes de um acordo, disseram autoridades do Catar nesta semana.
“Eu não acho que estamos no momento em que podemos dizer que estamos perto de um acordo … Ainda é muito cedo para anunciar qualquer sucesso”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, nesta terça-feira (19).
Não está claro quais diferenças ainda permanecem, mas um dos obstáculos mais difíceis pode ser a exigência do Hamas de que, após a troca inicial de reféns e prisioneiros, Israel concordaria com um cessar-fogo permanente e uma retirada dos militares israelenses de Gaza. O governo de Israel disse repetidamente que esses termos são inaceitáveis e que eles ainda pretendem continuar a luta contra o Hamas até “a vitória completa.”
“Trabalhamos muito duro com o Catar, com o Egito e com Israel para colocar uma proposta forte na mesa. Fizemos isso; o Hamas não aceitou. Eles voltaram com outros pedidos, outras exigências. Os negociadores estão trabalhando nisso agora”, disse Blinken na quarta-feira (20).
Com informações da CNN