Foto: Reprodução/Internet
Por Valter Nogueira/Jornalista
Os atores políticos postulantes à Prefeitura de João Pessoa miram a cidade de Brasília, capital federal, nesta terça-feira (26), ocasião em que o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se reúne para deliberar sobre a eleição da capital paraibana. Em outras palavras, definirá se o PT terá ou não candidato à prefeitura local.
De um lado, há expectativa pela manutenção da decisão por candidatura própria, bandeira defendida pelo Diretório Local. No entanto, não está descartada a proposta de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), já no primeiro turno do pleito de outubro próximo, realidade que eleva a importância da reunião de hoje a outro patamar, para além da esfera petista.
Na hipótese de decisão por candidatura própria, o PT nacional terá, em ato contínuo, e inevitavelmente, de tomar uma segunda decisão, qual seja: definir como se dará o novo processo de escolha do nome da legenda à prefeitura de João Pessoa.
Nessa esteira, a deputada Cida Ramos se diz, hoje, concorrente única às prévias, vez que o deputado e ex-prefeito de João pessoa, Luciano Cartaxo, desistiu de participar da disputa. A propósito, a desistência de Luciano é apontada como causa principal que levou o Grupo de Trabalho do PT a suspender as prévias da capital.
Todavia, há um porém! É que, diante do fato de o Diretório nacional ter entrado na querela, por assim dizer, será imprevisível a reação de Cartaxo, caso Brasília reafirme a ideia de candidatura própria.
Expectativa
O clima é de expectativa! É possível que a decisão demore, vez que a nacional do partido terá que definir, também, pendências semelhantes as de João Pessoa. É o caso do Rio de Janeiro e do Recife.
Antes da batida do martelo, é fato que o ritmo do passo e a rota a ser seguida no processo eleitoral em João Pessoa serão, de certa forma, definidos fora da Capital paraibana. Ou seja, as coordenadas virão de Brasília.
Com informações do Blog. Valter Nogueira