Foto: Reprodução/Internet
O Galo encara o ABC-RN, e o Dino duela contra o Cruzeiro-MG. Os vistantes jogam pelo empate para seguir na competição, aos donos da casa só a vitoria interessa para continuar.
Treze e Sousa entram em campo nesta quarta-feira (21), pela Copa do Brasil, em partidas valida pela primeira fase de classificação do torneio. Galo e ABC-RN no amigão, em Campina Grande-PB. Já o Dino pega o Cruzeiro-MG, no Marizão, em Sousa-PB. Em caso de vitória, com os paraibanos passando de fase, vão receber cada um o valor de R$ 945 mil.
O Galo da Borborema como atual campeão da paraíba, enfrenta o ABC-RN, no estádio Amigão, em Campina Grande-PB. A partida está marcada para às 19h30.
O Treze disputou a última Copa do Brasil em 2021, onde foi eliminado pelo America-MG ainda na primeira fase, no amigão, em Campina Grande. Em 2025 o Galo conseguiu seu maior feito no torneio, chegando as quartas de final, sendo eliminado em pleno Maracanã pelo Fluminense, nos pênaltis.
O Galo participou até o momento de 14 edições da Copa do Brasil. Confira as edições e os clubes; 1990/Náutico, 1999/Santa Cruz e Corinthians, 2000/ABC, 2001/Atlético Paranaense, 2002/São Paulo, 2005/São Caetano – Ulbra – Coritiba e Fluminense, 2006/CENE, 2007/Vilavelhense e Corinthians, 2010/Votoranty, 2011/São Paulo, 2012/Botafogo-RJ, 2014/Tombense e Vasco da Gama, 2018/Figueirense e em 2021/America-MG.
O Galo vencendo o ABC, vai enfrentar na segunda fase o Brusque ou o Grêmio Atlético Sampaio.
O Dinosauro do Sertão, vice-campeão Paraibano em 2023, enfrenta o Cruzeiro-MG. A partida vai acontecer no estado Marizão, na cidade de Sousa no Sertão da paraíba, e está marcada para iniciar às 19h15.
O Sousa, já participou de quatro edições da Copa do Brasil, sendo eliminado ainda na primeira fase, pelos clubes na sequência; em 1994/Flamengo-RJ, 2008/Vitoria-BA, 2010/Vasco da Gama-RJ e em 2022 pelo Goiás.
O Dinossauro vencendo o Cruzeiro-MG, na segunda fase pode enfrentar o Cascavel ou o Petrolina.
Confusão antes do jogo
Na semana que passou o presidente do Sousa EC, Aldeone Abrantes, denunciou que estava sendo pressionado por empresários, que queriam compra o mando de campo do jogo. O objetivo era levar o desafio para outra praça esportiva, por uma boa compensação financeira, o que não foi aceita pelo presidente do Dino.
O Regulamento da Copa do Brasil, mudou faz seis temporadas, e funciona assim, na primeira e segunda fase, os clubes se enfrentam em jogo único. O visitante por estar melhor Ranqueado na CBF joga pelo empate, garantindo assim a passagem para a segunda fase da competição. Ao clube da casa só resta a vitória se quiser permanece na Copa do Brasil.