Last updated on fevereiro 20th, 2024 at 12:35 am

Foto: Cristiano Sousa/Botafogo

 

Botafogo-PB venceu o Nacional de Patos, pelo placar de 2 a 0, no estádio Almeidão, em João Pessoa-Pb, na noite desta segunda-feira (19). Em partida fechando a 5ª rodada do campeonato paraibano de 2024. Com a vitória o Belo vai a 10 pontos, (com um jogo a menos), e se iguala ao Serra Branca, mais fica na frente por conta do saldo de gols positivo (Belo tem 7 gols e o Carcará 3). Os gols do botafogo foram marcados por Pipico e Erick.

Como foi o jogo

O primeiro tempo do jogo foi de total domínio do Botafogo, jogando em cima com as linhas altas, jogando pelos lados indo a linha de fundo, e sempre levantando a bola na área para encontra os atacantes, mas sempre as bolas eram contadas pela zaga do Canário que estava atenta. Com a repetição das jogadas do Belo, o Canário, acordou no jogo e começou, subir as linhas e equilibrou as ações, tirando os espaços do Belo, mas as equipes continuaram sem criação de jogadas de ataque, ficando só tocando a bola no meio-campo até final da etapa.

O tempo regulamentar, foi diferente do inicial, o Botafogo voltou melhor, e o Nacional mais atento, não dando espaço ao seu adversário, mesmo assim o Belo consegui uma boa investida com Bruno Mota, que obrigou o goleiro do Canário fazer grande defesa. O Canário do Sertão deu o troco de imediato com Tiago Cunha, que por pouco não abriu o placar. O jogo passou a ficar mais aberto, com as equipes se soltando mais, indo ao ataque, e aos 24 minutos, um bom cruzamento do lateral esquerdo Bruno Cardoso, deixou o centro avante Pipico livre para colocar de cabeça nos fundos das redes do Canário. Como o gol o Nacional acordou, passou a atacar mais o Belo em busca do empate, mais sempre esbarrava na zaga bem postada do Belo. Mas aos 42 minutos, em um bom contra- ataque, o meia Bruno Mota, achou o lateral direito Erick em boa condição, que recebeu a bola livre e invadiu a área do Canário e colocou no fundo do gol do goleiro Lucão que nada pode fazer, era o segundo gol, que decretou a vitória do Belo, placar final 2 a 0.

As equipes alinharam assim

Botafogo-PB: Dalton; Lenon (Erick), Wendel Lomar, Sousa Tibiri (Menezes) e Bruno Cardoso; Rodrigo (C), Bruno Leite e  Bruno Mota (Thallyson); Kiko (Dayvison Mosquito), Dudu (Pedro Ivo) e  Pipico. Técnico: Cristian de Sousa

Nacional de Pato: Lucão; Toninho Paraíba (Átila), Jairo, Wendel e Daniel (Robinho); Otávio (Mikael), Jailton (Moreilândia) e Romarinho; Caio Felipe, Siloé (C) e Tiago Cunha (Jair). Técnico: Michel Lima

Confira a arbitragem do jogo

Árbitro central: Afro Rocha de Carvalho Filho (CBF) (foto abaixo)
Assistente 1: Wlademir Cunha Mendes (CBF-PB)
Assistente 2: Esdras Marques de Souza (FPF-PB)
Quarto árbitro: Dorgival Júnior de Ferreira dos Santos (FPF-PB)

Cartões amarelo

Botafogo: Erick

Nacional: Lucão

Cartões vermelho

Não teve

Confira a situação dos clubes

O Botafogo-PB agora com 10 pontos, e um jogo a menos, empata em número de pontos com o Serra Branca, mais fica na premira colocação no melhor saldo de gols Belo 7, Carcará 3). Por outro lado, Nacional de Patos, fica na terceira posição com os mesmo 9 pontos.

Os Próximos compromissos

O Botafogo-PB agora dá uma pausa no paraibano, e passa a pensar na Copa do Nordeste,  na próxima quinta-feira (21) em partida válida pela 4ª rodada, vai enfrentar o Altos-PI, as 19h, no estádio Almeidão, em João Pessoa-Pb. E no próximo domingo o Belo já volta a jogar pelo Estadual, indo até a cidade de Patos enfrenta o Pombal, as 17, no José Cavalcanti, pela sexta rodada. O Nacional de Patos, por outro lado, vai enfrenta o Serra Branca, pela sexta rodada do Paraibano, as 16h30, no sábado (24),  no amigão em Campina Grande-PB.

Confira a classificação geral após a 5ª rodada

Botafogo-PB – 10 pontos / 4 jogos / 7 gol +
2º Serra Branca – 10 pontos /  5 jogos / 3 gol +
Nacional de Patos – 9 pontos / 5 jogos / 0 gol
4º Atlético-PB – 7 pontos / 5 jogos  / 1 gol –
5º Sousa – 6 pontos / 4 jogos / 2 gol +
6º Treze – 6 pontos /  4 jogos / 1 gol +
7º Pombal – 6 pontos / 5 jogos / 1 gol –
8º Campinense – 5 pontos / 5 jogos / 2 gol –
9º CSP – 4 pontos  / 4 jogos / 1 gol –
10º São Paulo Crystal – 3 pontos / 5 jogos / 8 gol –