Foto; reprodução/internet
Em partida realizada na tarde deste sábado (27) no estádio José Cavalcanti, o Nacional de Patos bateu o Treze por 2 a 1, em uma virada eletrizante já nos minutos finais, e se manteve com 100% de aproveitamento no Campeonato Paraibano 2024.
Os gols da partida saíram apenas na etapa final. Vitão abriu o placar para o Galo da Borborema logo aos 4 minutos do segundo tempo, enquanto Kaio Felipe, já nos 45′, e Siloé, aos 51′ de pênalti, garantiram a virada do Canário do Sertão, para a euforia dos torcedores presentes no JC.
O Verdão Maravilha manteve a sequência de mais de uma década de vitórias dentro do Estádio José Cavalcanti jogando contra o alvinegro.
Como foi o jogo
No primeiro tempo o Naça inicia em clima de euforia após vitória por 1 a 0 no clássico sertanejo contra o Sousa na estreia. Já o Galo da Borborema, atual campeão estadual, tentava se recuperar do revés por 2 a 0 para o Serra Branca na rodada de abertura.
A primeira etapa foi bastante equilibrada e as principais chances se deram pelo ataque do Canário. A melhor delas caiu nos pés do centroavante Tiago Cunha, aos 22 minutos, quando ele recebeu livre na pequena área, limpou a marcação e chutou forte, mas a bola desviou no defensor e saiu para escanteio. Confira o lance:
No lance seguinte, Tiago Cunha recebeu novamente livre e isolou, para desespero do torcedor nacionalino.
O Treze só chegou com maior perigo aos 28 minutos, quando Edmundo roubou a bola da defesa nacionalina, tocou no meio para Vitão, mas o goleiro Lucão fez boa intervenção e mandou para escanteio.
Em mais um contra-ataque, o Verdão Maravilha desperdiçou outra boa chance. Tiago Cunha cruzou para Siloé, que chegou atrasado e por pouco não mandou a bola pra rede.
E a primeira etapa ficou no 0x0.
Segundo Tempo
O segundo tempo, por sua vez, começou agitado e logo aos três minutos, Tiago Cunha fez boa jogada pela esquerda, entrou na grande área e cruzou na medida, no entanto, Siloé chegou já quase na linha de fundo e isolou.
E a chance desperdiçada custou caro para o Verdão Maravilha. Isso porque, no minuto seguinte o Treze abriu o placar com Vitão, após Edmundo invadir a área e cruzar na medida para o centroavante. Nacional 0x1 Treze!
Após isso, o Nacional ensaiou uma reação, mas só veio chegar com perigo aos 22 minutos, quando Siloé recebeu na entrada da grande área, chutou forte, mas no momento do arremate, o zagueiro Luis Fernando bloqueou a finalização.
O Naça seguia tentando, mas sem muita inspiração. Aos 23′, em bate-rebate na área, a bola sobrou para Caíque que, de fora da área, tentou o arremate. A bola, porém, passou longe da trave e foi parar fora do JC
Logo em seguida, o Treze robou a bola no meio-campo com Adailson (guarde esse nome), que chutou forte de fora da área, levando perigo à meta do goleiro Lucão.
E foi justamente Adailson que mudou os rumos da partida. O atleta trezeano, que havia entrado aos 21 minutos do da etapa final, foi pro chuveiro mais cedo após atingir o rosto de Robinho em uma disputa de bola. O árbitro Guilherme Fonseca Ramalho (FPF-PB) não exitou e mostrou o vermelho direto para o camisa 21.
A partir daí, o Naça foi pra cima com o apoio da torcida e a atmosfera no JC mudou. Aos 36′, Wendel chutou de fora da área e fez o goleiro Igor Rayan trabalhar. Sentindo o momento, o técnico Michel Lima colocou o time pro ataque e promoveu as entradas de Kaio Felipe (19), Rafael (20) e Michel Pires (15).
E foi justamente Kaio Felipe que garantiu o empate para o Verdão Maravilha. Quando o relógio já marcava 45′, Rafael fez jogada pela esquerda e cruzou para dentro da área. Romarinho devolveu e ele, o predestinado Kaio Felipe, completou para o fundo das redes.
Com o empate e a torcida eufórica, o Verdão Maravilha foi pra cima nos acréscimos e aos 48′ o árbitro marcou pênalti para o alviverde após a bola resvalar no braço do defensor trezeano, Jan Pieter, dentro da área. No lance, Kaio Felipe já havia feito o gol, mas o juiz assinalou a infração primeiro.
Siloé foi para a cobrança e carimbou a virada e vitória do Canário sobre o Galo, dando números finais à partida. Nacional 2×1 Treze!
As equipes alinharam assim:
NACIONAL DE PATOS: Lucão, Toninho Paraíba, Jairo, Wendel, Caíque (Rafael), Moreilândia (Kaio Felipe), Otávio (Jailton), Romarinho, Tiago Cunha (Robinho), Siloé e Jair (Michel Pires). Téc.: Michel Lima
TREZE: Igor Rayan, Bruno Ferreira, Luis Fernando, Pedrão (Jan Pieter), Higor, Roberto (Léo Cereja), Matheus Chaves (Juninho), Edmundo, Lucas Mineiro, Will Viana (Adailson) e Vitão (Jonatha). Téc.: William de Mattia
Próximo jogos
O Nacional de Patos volta à campo novamente na próxima quinta-feira, dia 01 de fevereiro, quando viaja para enfrentar o São Paulo Crystal às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande, em jogo válido pela terceira rodada do Estadual.
Já o Treze tenta se rentabilizar no Campeonato Paraibano contra o Atlético de Cajazeiras, na próxima terça, 30 de janeiro, também no Amigão, em Campina Grande, a partir das 20h15min.
Com o empate e a torcida eufórica, o Verdão Maravilha foi pra cima nos acréscimos e aos 48′ o árbitro marcou pênalti para o alviverde após a bola resvalar no braço do defensor trezeano, Jan Pieter, dentro da área. No lance, Kaio Felipe já havia feito o gol, mas o juiz assinalou a infração primeiro.
Siloé foi para a cobrança e carimbou a virada e vitória do Canário sobre o Galo, dando números finais à partida. Nacional 2×1 Treze! Veja o gol:
Classificação
Com a vitória, o Nacional manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Estadual e ocupa a liderança provisória da competição com 6 pontos. Já o Treze amarga a vice-lanterna, com 0 pontos.
Com informações do Patosonline