Foto: Reprodução/Internet
A agência de notícias estatal KCNA disse, nesta sexta-feira (28), que o desfile contornou com “aeronaves não tripuladas de reconhecimento e drones de ataque
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou um desfile militar em Pyongyang por ocasião do 70º aniversário do armistício da Guerra da Coreia, no qual foram exibidos novos drones e mísseis balísticos intercontinentais com capacidade nuclear.
A agência de notícias estatal KCNA disse, nesta sexta-feira (28), que o desfile contornou com “aeronaves não tripuladas de reconhecimento e drones de ataque recém-desenvolvidos e produzidos que sobrevoaram” a praça Kim Il Sung “redobrando a alegria das pessoas que comemoravam”.
“A emoção e a alegria do público aumentaram” quando o novo míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18, com capacidade nuclear e combustível sólido, testado em abril e julho, apareceu na praça, disse a KCNA.
As comemorações contaram com a presença de delegações da Rússia e da China, as primeiras visitas conhecidas ao país desde a pandemia.
Kim “enviou uma tristeza saudosa de combate” ao desfile, disse a agência de notícias norte-coreana, sem especificar se o líder fez um discurso.
As imagens de satélite confirmaram que a Coréia do Norte realizou uma grande parada militar por ocasião deste aniversário na quinta-feira.
As hostilidades da Guerra da Coreia (1950-1953) terminaram com um armistício em 27 de julho de 1953, mas um tratado de paz nunca foi assinado, o que deixa os dois países tecnicamente ainda em conflito.
As relações entre os dois se deterioraram no ano passado para um dos níveis mais avançados em décadas, com aumento dos testes militares do Norte e fortalecimento da cooperação de defesa entre o Sul e os Estados Unidos.