Foto: Reprodução/Internet

 

Briga generalizada aconteceu depois que o deputado Mergim Lushtaku, da oposição, jogou água no primeiro-ministro, Albin Kurti

 

Deputados iniciaram uma pancadaria no Parlamento de Kosovo nesta quinta-feira (13). A briga generalizada aconteceu depois que o deputado Mergim Lushtaku, da oposição, jogou água no primeiro-ministro, Albin Kurti.

Lushtaku, membro da oposição, também jogou água — e a própria garrafa em que carregava o líquido — no vice-primeiro ministro, Besnik Bislimi, aliado muito próximo de Kurti. A partir de então, começou a confusão, e uma intensa troca de socos entre dezenas de presentes.

A situação só se acalmou quando o presidente do Parlamento chamou a polícia. A essa altura, o primeiro-ministro já havia sido escoltado para fora da Câmara pelos seus guarda-costas.

O premiê tem sido criticado por suas propostas para amenizar tensões com os sérvios étnicos no norte de Kosovo, em meio a conflitos étnicos recorrentes entre o país e a Sérvia. A oposição acredita que Kurti tem colocado a posição internacional do país em risco sem necessidade.

Kosovo é independente desde 2008, mas essa independência não é reconhecida pela Sérvia. O país abriga hoje 50 mil sérvios étnicos.

Com informações da Reuters