Foto: Repopdução/Internet
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para controlar o “colesterol ruim”. Trata-se de Inclisirana, da Novartis. O medicamento é voltado para adultos com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista, e tem a capacidade de reduzir o LDL, especialmente em pacientes com risco de doença cardiovascular, como aqueles que já sofreram um ataque cardíaco ou derrame.
A nova droga usa ácido microrribonucléico para reduzir a produção de proteína PCSK9, que ajuda a reduzir o LDL no sangue. Estudos mostraram que duas injeções anuais foram eficazes na redução do LDL em uma média de 52% em pacientes com a dose máxima permitida de estatina, mas ainda não atingiram a meta de acordo com o risco cardiovascular.
Declaração
Após aprovação nos Estados Unidos e na União Europeia, a Anvisa aprovou o medicamento no Brasil. Atualmente, o Brasil, anualmente, registra cerca de 400 mil mortes relacionadas a doenças cardiovasculares, superando as mortes por câncer. A aterosclerose, causada pelo LDL elevado, desempenha um papel importante nos eventos cardiovasculares.
Portanto, o controle do LDL é essencial para a saúde do coração. Os alimentos são responsáveis por cerca de 25% do colesterol no sangue. Para pacientes que já sofreram um ataque cardíaco ou derrame, dieta e exercícios são necessários, mas não o suficiente para controlar o LDL.
Com informações do Brasil New