Last updated on julho 11th, 2023 at 12:02 am

Foto: Reprodução/Internet

 

O Botafogo-PB até chegou a reagir em meados da segunda etapa, mas acabou superado pelo Brusque-SC no Almeidão

João Pessoa, PB – No Estádio Almeidão, Botafogo-PB e Brusque-SC se enfrentaram neste sábado (08), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, onde o time da casa ensaiou uma reação após sofrer dois tentos, mas não teve forças e foi superado pelo adversário catarinense.

Ultrapassado pelo próprio rival deste sábado, o Belo caiu uma posição e agora é o sétimo colocado, com os mesmos 18 pontos conquistados, enquanto o Bruscão saltou do sétimo lugar para a vice-liderança provisória, com 20 pontos, quatro atrás do líder Amazonas-AM, derrotado para o Paysandu-PA na rodada.

Primeiro tempo

No início do jogo realizado no Almeidão era notório o quão prejudicado o gramado estava pelas fortes chuvas que atingiram a capital paraibana na sexta-feira. Ainda assim, o confronto prometia ser um espetáculo, pela qualidade que ambas equipes apresentaram na competição.

Depois de 20 minutos muito fracos, o Brusque teve um escanteio pela direita que enfim animou a partida. Airton saiu com passe curto e recebeu de volta para cruzar na área, quando Lucas Santos levantou o braço e tocou na bola de forma irregular. Indeciso, o árbitro assinalou a penalidade e Guilherme Queiróz foi para a cobrança. Firme e confiante, o atacante bateu no canto direito rasteiro do goleiro que até chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para tirar a bola do caminho das redes, colocando 1 a 0 no placar a favor dos catarinenses.

O gol quadricolor fez aumentar a qualidade do confronto. Primeiro o Botafogo chegou em um cruzamento de Marco Antônio, e depois em finalização travada de Gerson Magrão. Em contra-ataque, o Bruscão tentou duas vezes, mas ambas finalizações foram travadas, acionando um contra-ataque agora para o Belo, mas Jailson finalizou com pouca força e o goleiro Matheus Nogueira desacelerou o jogo.

Os últimos 15 minutos do jogo voltaram a ter pouca criatividade, com oportunidades acontecendo apenas nos acréscimos. Duas vezes em cruzamento o Botafogo assustou, assim como chegou o Brusque, quando Everton Bala recebeu e finalizou desequilibrado por cima do gol. De qualquer modo, a primeira etapa terminou com os catarinenses na frente.

Segundo tempo

Na segunda metade da partida, o Botafogo já entrou modificado, já que Rogerinho assumiu a posição de Gerson Magrão, que nos primeiros 45 minutos não conseguiu contribuir com muita criação ofensiva de qualidade. Ainda assim, o Belo começou sem conseguir ter tanta capacidade de chegar a frente.

Aos 19 minutos, Diego Tavares, que havia acabado de entrar, não desistiu da disputa da bola na linha de fundo e conseguiu levar a melhor, acionando Guilherme Queiróz. O atacante foi inteligente para segurar a posse e tocar no momento exato em que Everton Bala apareceu para finalizar bem e ampliar o placar a favor do Bruscão.

No minuto seguinte, o Botafogo tentou sair rápido, mas Airton logo freou o ataque paraibano cometendo uma falta. Na cobrança, Netinho colocou a bola na área, e Natan Costa se esticou para aproveitar a oportunidade e diminuir a diferença no placar, decretando um 2 a 1 a favor dos catarinenses com 20 minutos da segunda etapa.

O Brusque teve outra oportunidade de ampliar em falta na entrada da área, mas Rodolfo finalizou sem direção e sem força. Na sequência, o Botafogo organizou um ataque e Netinho finalizou de fora, mas Matheus Nogueira fez uma bela defesa. O goleiro ainda defendeu outra vez em finalização colocada de Rogerinho.

Aos 35 minutos, o Brusque teve um contra-ataque para matar o confronto. Cléo Silva recebeu em velocidade depois de passar a linha que divide o campo, deixou o adversário no chão e foi para ficar cara a cara com o goleiro, mas acabou perdendo o gol quando Mota fez a defesa. Na sequência, Cléo Silva se precipitou e cometeu uma falta dura no adversário próximo ao corredor esquerdo de sua grande área, sendo expulso direto.

No rebota da cobrança de falta, uma finalização firme de fora da área possibilitou o rebote a Bismark, que pegou a bola desmarcado e finalizou na meta de Matheus Nogueira, empatando o jogo. Segundos depois, o árbitro levantou o braço e assinalou impedimento do atacante do Botafogo.

Proximo jogo

O Brusque será o responsável por abrir a 13ª rodada, quando recebe o Confiança-SE no Augusto Bauer no próximo sábado (15), às 16h. Ainda no sábado, o Belo novamente joga no Almeidão, desta vez sendo o anfitrião do confronto com a Aparecidense-GO, às 19h.

Árbitro: Victor Lucas Pereira Silva (GO)

Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Jordana Pereira Batista (GO)

Cartões Amarelos: Botafogo-PB: Lucas Santos, Netinho e Tata Baiano

Brusque-SC: Airton, Madison, Wallace e Rodrigo

Cartões Vermelhos: Brusque-SC: Cléo Silva

GOLS: Botafogo-PB: Natan Costa 20’/2T – Brusque-SC: Guilherme Queiróz 25’/1T e Everton Bala 19’/2T

Público: 5.204 Total

Renda: R$ 101.675,00

Estádio: Almeidão

Local: João Pessoa (PB)

Botafogo-PB: Mota; Ricardo Luz, Pedro Carrerete, Lucas Santos e Zé Mario (Tenório); Natan Costa (Tiago Reis), Netinho e Gerson Magrão (Rogerinho); Jailson (Tata Baiano), Marco Antônio (Wesley Matos) e Bismark. Técnico: Felipe Surian

Brusque-SC: Matheus Nogueira;  Toty (Danilo Belão), Éverton Alemão, Wallace e Airton; Rodolfo, Madison (Rodrigo) e Alex Ruan (Diego Tavares); Everton Bala (Ianson), Guilherme Queiróz (Olávio) e Cléo Silva. Técnico: Luizinho Lopes