Foto: Reprodução/YouTube/ euronews (en français)

 

O secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, também disse que a rebelião Wagner é ‘assunto interno’ de Moscou

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, enviou uma mensagem à Rússia e a Belarus: protegerá “cada aliado, cada centímetro do território da Otan”. Ele fez a declaração na terça-feira 27, em coletiva de imprensa conjunta em Haia.

Stoltenberg estava acompanhado de líderes de sete membros da Otan. A organização é formada por 31 países da Europa e da América do Norte, entre eles a Bélgica, onde fica a sede, e os Estados Unidos.

Também fazem parte da Otan a Alemanha, o Canadá e países que eram áreas da União Soviética, como a Eslováquia e a Finlândia — o último a integrar o bloco. O pedido da Finlândia para integrar a Otan foi ratificado em março de 2023, mais de um ano depois que começou a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Otan diz que vai defender seus membros da Rússia e que é cedo para fazer julgamentos a respeito da rebelião do Grupo Wagner

Yevgeny Prigozhin lidera um grupo paramilitar conhecido por adotar táticas brutais | Foto: Reuters

O chefe da Otan disse que eles estão prontos para defender os países membros contra a Rússia e contra Belarus. O norueguês também disse que os eventos relacionados à rebelião do Grupo Wagner eram “assuntos internos da Rússia”.

Os membros da Otan consideram que é muito cedo para fazer qualquer julgamento definitivo sobre a segurança do chefe do Wagner, Yevgeny Prigozhin. Ele e seu grupo paramilitar seguiram para Belarus, como parte do acordo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.