Foto: Reprodução/Internet
Governo definiu novo limite de juros para os empréstimos
Os bancos anunciaram que vão voltar a ofertar empréstimos consignados a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida acontece depois da subida do teto de juros para 1,97%, em reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), na terça-feira 28. O órgão precisou resolver um impasse que ele mesmo gerou, ao reduzir o teto de juros além do esperado pelos bancos e financeiras.
A Caixa Econômica Federal informou que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta. O Banco do Brasil, o Santander e o Banco PAN confirmaram a retomada das operações na modalidade com as novas taxas. O Bradesco informou que vai voltar a operar a linha de crédito a partir de amanhã.
O PagBank Pagseguro também informou que os clientes poderão contratar os empréstimos consignados do INSS “diretamente pelo aplicativo”. Já o Itaú Unibanco afirmou que ainda avalia se voltará a conceder empréstimos da linha.
Febraban é contrária à proposta
A aprovação do teto de juros do empréstimo gerou desconforto para o setor bancário. As instituições financeiras não concordaram com a decisão, mesmo sendo responsáveis pela concessão dos empréstimos.
A Federação Nacional dos Bancos (Febraban), que representa as maiores instituições financeiras do país, informou que é contrária à proposta apresentada pelo governo. A Febraban participou da reunião do (CNPS).