Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

CÂMARA FEDERAL: Proposta aumenta a pena de vários crimes contra crianças e adolescentes

ByRWN - Redação

maio 26, 2023 #aumenta a pena, #Brasil, #Câmara Federal, #crianças e adolescentes, #Estatu, #to
Foto: Reprodução/Internet

A Câmara analisa alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e no Código Penal (Dec. Lei 2.848/40) para aumentar a punição a quem pratica crimes contra pessoas de até 18 anos de idade. O projeto de lei (PL 4788/19) já foi aprovado na comissão temática (Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família) e só aguarda a análise da Comissão de Constituição e Justiça para ser enviado à votação no Plenário da Câmara. A proposta é do deputado Marreca Filho (Patriota-MA), preocupado com a escalada de violência contra crianças e adolescentes no país.

“Atualmente, o Brasil registra por dia 673 casos de violência contra crianças de até 6 anos. Uma das formas para desestimular essa prática é a punição mais severa. Para se garantir o cumprimento das penas, são necessários um sistema de monitoramento eficiente, uma fiscalização mais rigorosa e investimento na capacitação e treinamento. Além disso, é importante que haja uma estrutura adequada para o cumprimento da pena, com presídios suficientes e melhores condições”.

Na lista de crimes com penas aumentadas está o fornecimento de arma, munição e explosivo a crianças e adolescentes, que passaria a ter reclusão ampliada de 3 a 6 anos para 4 a 8 anos. O favorecimento de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável seria punido com reclusão de 6 a 12 anos, em vez da pena atual de 4 a 10 anos. Entre as outras ampliações de penas previstas no projeto estão 1 a 3 anos de reclusão para quem submeter criança ou adolescente a vexame ou constrangimento; e 6 a 12 anos de reclusão para quem produzir, reproduzir, fotografar ou filmar cena de sexo envolvendo criança ou adolescente. Marreca Filho ressalta a relevância dessa punição mais dura.

“A aprovação é um grande avanço que vai assegurar mais proteção às crianças e aos adolescentes em um momento em que a população está apreensiva com os casos de ataques em escolas. O endurecimento das penas, além de desencorajar a prática desses crimes, vai ajudar a conter a criminalidade, na medida que os criminosos ficarão mais tempo encarcerados”.

LEIA TAMBÉM  Covid-19: Brasil registra menor média móvel de casos em um dia

A maioria dos crimes com pena ampliada também tem previsão de multas contra os criminosos. Relator do texto na comissão temática, o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) acrescentou emenda para destinar a arrecadação com essas multas ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do município em que foi cometido determinado crime.

Com informações da Rádio Câmara – Brasília

Navegação de Post

Estadão: ‘Uma Corte constitucional contra a Constituição’
STF mantém demissão sem justa causa depois de 26 anos esperando julgamento
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Política

Prefeita de Conde, Karla Pimentel, rompe com Eduardo Carneiro e anuncia apoio a Olívia Motta para a ALPB em 2026

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Brasil

Por que Brasil não classifica facções criminosas como grupos terroristas?

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Suprema Corte dos EUA permite que governo Trump remova status de proteção de 350 mil venezuelanos

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Mundo

Venezuela suspende voos com Colômbia após denunciar chegada de ‘mercenários’

20 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.