O Governo Lula não consegue construir uma relação de confiança com o parlamento brasileiro. Três pautas consideradas prioridades para a gestão petista sofreram derrotas significativas de forma a acender a luz vermelha no núcleo Lulista.
A primeira grande guerra girou em torno da tentativa do Governo Lula de barrar a CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – para investiga dos atos de 8 de janeiro e as invasões dos prédios públicos em Brasília.
Enfim o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que retardou a instalação da CPMI o quanto pode, teve de ler o requerimento de instalação , foi então que o Governo derrotado resolveu votar favorável para tentar controlar a CPMI com indicação de presidente e relator da Comissão.
A segunda derrota expressiva do Governo Lula no Congresso em relação ao PL 2630 que o Governo e a grande mídia impuseram como “PL das fake nesws”, enquanto a oposição ao Governo chama de “PL da Censura”.
Apesar de ser votado para tramitação com urgência, o Governo orientou a retirada de pauta de votação na Câmara Federal devido as contas que mostravam derrota na votação do projeto.
E a terceira derrota ocorreu ontem, dia 3, quando os deputados por 295 votos favoráveis contra 136 aprovaram projeto de decreto legislativo (PDL) que suspende dispositivos de dois decretos presidenciais do Governo Lula de regulamentação do novo marco do saneamento básico.
As derrotas sucessivas acenderam a luz vermelha no Governo Lula.
Por Marcelo José