OPINIÃO
O que sinaliza o novo momento do PSB na Paraíba, com o anúncio de grande evento a ser realizado nesta segunda-feira (17) em João Pessoa? De pronto, mudanças gerais; oxigenação nos diretórios estadual e municipal.
Sob a batuta do governador João Azevêdo, o PSB promete realizar grande festa para empossar a nova diretoria estadual do partido, inclusive, com a presença do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.
A movimentação do PSB sugere possíveis novos cenários com vista a 2024 – ano eleitoral. E nesse arcabouço, atenção especial para a Capital com respingos na aliança PSB/Cícero Lucena.
Tudo isso emoldurado com o novo momento de
Nesse diapasão, é preciso prestar atenção aos sinais – e interpretá-los.
Qual é a senha? Qual é o plano? O que ocorre nos bastidores do PSB?
São perguntas que ecoam no cenário político paraibano, no momento.
Sob olhares
A movimentação desperta curiosidade de muitos e está sendo observada – passo a passo – pelo grupo político do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Cícero tem vida política própria, ora na zona de conforto sentado na cadeia de prefeito. No entanto, ninguém ganha uma eleição sozinho, principalmente na Capital – maior colégio eleitoral do Estado.
Não é possível cravar que Cícero só será reeleito se continuar a contar com o apoio do grupo político do governador. Porém, a falta deste muro de arrimo compromete a reeleição do gestor municipal – ponto!
Tibério Limeira
Na nova fase do PSB, no caso particular da Capital, é perceptível um novo momento de Tibério Limeira, alçado à presidência do Diretório Municipal do partido.
– O que o governador João Azevêdo reserva para Tibério, em 2024?
Especulações à parte, o fato é que Tibério retorna à cena política com força e na perspectiva de voltar a disputar um cargo eletivo no pleito do próximo ano.
Na recente linha do tempo político, Tibério Limeira abriu mão de continuar em cargos eletivos em duas oportunidades: 2020 e 2022.
Em 2020, Tibério não disputou a reeleição para vereador em João Pessoa. Ele coordenou a campanha dos candidatos a vereador pelo Cidadania, então partido do governador.
Na eleição de 2022, Limeira também não foi candidato a deputado estadual, como especulado no início daquele ano. No entanto, coordenou a campanha vitoriosa de reeleição de Azevêdo.
E agora, ou melhor, e em 2024?
Eis a questão!
Por Valter Nogueira