Foto: Reprodução/Internet
Turismo, indústria, comércio e infraestrutura de transporte podem alavancar o desenvolvimento econômico do Brasil de acordo com os novos presidentes de comissões temáticas da Câmara. O deputado Romero Rodrigues (PSC-PB) acaba de assumir o comando da Comissão de Turismo disposto a retirar os entraves que ainda impedem o pleno aproveitamento do potencial do país neste setor.
“É um setor que representa em torno de 8% do PIB nacional e gera mais de 7 milhões de empregos em um país continental e com muitas potencialidades. Então, com humildade, vamos ouvir os deputados federais e o trade turístico nacional, saber qual é a proposta do Ministério do Turismo e, compreendendo toda essa complexidade, aprovar bons projetos que possam contribuir para o impulsionamento de um setor que gera emprego limpo. É uma indústria que cresce, tem retorno rápido e a gente tem que dar essa contribuição legislativa”.
O pensamento é o mesmo na Comissão de Desenvolvimento Econômico, surgida do desmembramento do colegiado que também tratava de Indústria, Comércio e Serviços. A nova comissão ficará mais focada em temas ligados a produção, políticas de importação e exportação, regimes aduaneiros, privatização e cooperativismo. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), está atento ao impacto de assuntos tributários e fiscais nessas áreas.
“A perspectiva é de facilitar. Nós temos que ter indústrias fortes e geração de riquezas, não só nas indústrias, mas na agropecuária, nas comunicações. Vamos ver todo o processo tributário, que vai passar pela comissão, verificar o porquê de essas taxas de juros serem tão elevadas no país e ver o que a gente pode fazer para melhorar isso. O que a gente puder fazer a favor da economia do Brasil faremos, sem dúvida nenhuma”.
Como infraestrutura e logística são fundamentais para o desenvolvimento econômico, o novo presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), avalia ser fundamental eliminar os gargalos ainda enfrentados no escoamento da produção econômica.
“No último mês, em especial, tivemos um país com bastante chuva e dificuldades nas estradas. Também temos temas ferroviários aqui, além de portos e aeroportos, Ciretran e Detran. Também temos, no Congresso, uma medida provisória relacionada a transporte de carga, seguradoras, exames toxicológicos”.
Na Comissão de Finanças e Tributação, responsável pela compatibilidade fiscal e orçamentária das propostas em análise na Câmara, o novo presidente, deputado Paulo Guedes (PT-MG), promete empenho para implementar políticas públicas de desenvolvimento econômico aliado ao bem-estar social.
“Nós vamos, como primeira medida, convocar os nossos técnicos, olhar tudo o que está em pauta, discutir com o governo e com os deputados todos os projetos de interesse do país, para que a gente possa avançar nessa discussão, proporcionando ao Brasil uma condição melhor de ter um governo que cuida das pessoas. E aqui, como presidente da comissão, vamos fazer com que esses projetos andem o mais rapidamente possível”.
Paulo Guedes prevê uma temporada de debates profundos em torno dos projetos de lei ligados à economia e à geração de emprego e renda que passarão pela análise da Comissão de Finanças e Tributação.
Com informações da Rádio Câmara, de Brasília.