Foto: Reprodução/Internet

 

O futebol paraibano precisa se modernizar, com base em princípios modernos e atuais de gestão, a partir da Federação Paraibana de Futebol. Este é o pensamento do empresário e desportista Nelson Lira, externado em conversa descontraída com os desportistas e radialistas Ailton Cavalcanti e Demócrito de Assis e o jornalista Valter Nogueira, nesta segunda-feira (20) de Carnaval.

De acordo com o empresário, a modernização precisa chegar ao Estado, sobe pena de o futebol local ficar “marcando passo”, por assim dizer. Isto é, não sair do lugar.

A propósito, os três grandes clubes (Botafogo, Treze e Campinense) há décadas não passa da terceira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Nelson Lira destaca que o futebol da Paraíba, para ter vez e voz, precisa, no mínimo, ter time na série B do Brasileirão.

A título de exemplo de modernização, Lira cita o Estado do Ceará, com destaque para o Fortaleza que, atualmente, está no patamar dos grandes clubes de futebol do Sul do país.

“O clube precisa se abrir, ter uma gestão profissional, com executivos especializados em cada setor”, aponta Nelson Lira.

Federação

Nelson Lira recomenda nova postura à Federação Paraibana de Futebol, com o incremento de ações e iniciativas que visem destacar o futebol no estado, a partir de apoio aos clubes e incentivos ao torcedor, como forma de atrair grande público aos estádios.

“Uma federação de futebol precisa enxergar que o clube está para a federação, assim como a torcida para o time. E ambos, clube e torcida, devem estar em um pacote só como foco de ações e iniciativas da entidade federativa de futebol”, arremata Nelson Lira.

Por Valter Nogueira