Foto: Reprodução/Internet
O senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS), vice-presidente da República, disse, nesta quarta-feira, 14, que as manifestações contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva são legítimas — e não antidemocráticas. As recentes declarações do vice têm sido interpretadas como uma prévia do seu posicionamento no Congresso a partir de fevereiro. Mourão não é filiado ao PL, sigla que indicou Rogério Marinho (RN) para “bater chapa” com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas desponta como um dos prováveis líderes da direita no Senado.
Desde o segundo turno das eleições, manifestantes protestam contra a vitória do PT. Houve excessos, como o fechamento de rodovias — o que é inconstitucional e foi rechaçado pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, em seguida, surgiram manifestações espontâneas e sem líderes em frente aos quartéis do Exército — onde estão há mais de 40 dias —, pedindo socorro às Forças Armadas.
Tweet
@GeneralMourao
O clamor das manifestações a que assistimos desde a proclamação do resultado das urnas, que permaneceram sem o voto impresso e auditável, é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificá-lo de “antidemocrático”.
1:35 PM · 14 de dez de 2022
Com informações da Revista Oeste