Foto: Karim Jaafar/AFP
A espera acabou. A Copa do Mundo de 2022, enfim, começou. Neste domingo, às 13h, a bola rolou para Catar e Equador, no estádio Al Bayt, pelo grupo A da competição. A seleção sul americana não tomou conhecimento dos donos da casa e venceu por 2 a 0. Os gols do confronto foram marcados por Enner Valência, capitão equatoriano.
Agora, o Catar entra em campo na próxima sexta-feira, às 10h, contra a seleção de Senegal. Por outro lado, o Equador enfrenta a Holanda, favorita do grupo, às 13h do mesmo dia.
O jogo
A partida começou com amplo domínio dos equatorianos. Mesmo com a maioria da torcida sendo dos donos da casa, a seleção sul americana foi superior e fez um gol logo aos cinco minutos, mas que foi anulado. Após falha do goleiro Saad Alsheeb, Estupiñán tocou para Enner Valência, que mandou para a rede. O VAR entrou em ação e anulou o gol por impedimento.
Com mais posse de bola e conseguindo superar a marcação do Catar, o Equador seguiu pressionando e aos 16 minutos conseguiu abrir o placar para valer. Enner Valência recebeu bom passe em profundidade, invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro, em cima do lance, marcou o pênalti. Na cobrança, o próprio jogador bateu bem e marcou o primeiro gol da Copa do Mundo.
Sem conseguir reagir, o Catar abusava dos lançamentos longos, mas não chegava com perigo. O único chute foi de muito longe, com a bola indo para a arquibancada. Dono do jogo, Enner Valência fez o segundo aos 30 minutos. O atacante recebeu cruzamento e mandou de cabeça, sem chances para o goleiro.
A segunda etapa foi do mesmo jeito da primeira. O Equador atacava e os donos da casa apenas se defendiam, sem conseguir sequer chutar em gol e obrigar Galíndez a fazer alguma defesa. A única vez que a torcida do Catar se agitou foi em um chute de Afif, que foi para fora.
Por outro lado, o Equador diminuiu o ritmo e sentou na vantagem construída antes do intervalo. Apostando na manutenção da posse de bola, a seleção chegou pouco com perigo. Com isso, o embate ficou muito disputado no meio de campo. Sem jogadas perigosas, coube aos times aguardarem o apito final para decretar a vitória equatoriana.
FICHA DA PARTIDA
Catar 0 x 2 Equador
Local: estádio Al Bayt / Catar
As equipes alinharam assim:
Catar: Saad Alsheeb; Pedro Miguel, Adbelkarim Hassan, Abdulaziz Hatem e Homam Ahmed; Bassam Alrawi, Hassan Alhaydos (Mohamed Waad), Karim Boudiaf e Akram Afif; Almoez Ali e Boualem Khoukhi (Mountari). Técnico: Felix Sanchez
Equador: Galíndez; Preciado, Torres, Hincapié e Estupiñán; Plata, Méndez (Rodríguez), Caicedo e Ibarra (Sarmiento); Enner Valência (Cifuentes) e Estrada (Alan Franco). Técnico: Gustavo Alfaro
Arbitragem geral:
Árbitro: Daniele Orsafo (Itália)
Assistentes: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini, ambos da Itália
Gols: Enner Valência, aos 16’ e 30’ do 1ºT (Equador)
Cartões amarelos: Saad, Almoez, Karim e Afif (Catar); Caicedo, Mendez (Equador)
Com informações do DPEsportes