Foto: Reprodução/Internet

 

 

Lula vence o primeiro turno da eleição presidencial com vantagem de 6 milhões de votos, porém, com resultado aquém do que indicavam as pesquisas de opinião pública. Todavia, se mostra “gigante” face ao recente histórico: há quatro anos Lula era tido como carta fora do baralho da política.

O bolsonarismo se consolida no país, notadamente no Centro-Sul do país, com maior força nos estados onde o agronegócio predomina.

No caso particular do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro, o resultado do primeiro turno foi melhor do que o esperado. Isso ocorreu, talvez, por conta do  denominado voto útil. Em outras palavras, parte dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) migrou de última hora para o candidato do PL.

Mapa político

Lula predominou no Nordeste, como era esperado. Bolsonaro venceu nos estados do Norte (menos Pará), do Centro-Oeste, do Sudeste (exceto, Minas Gerais) e do Sul.

Minas

Minas é um ponto fora da curva. Lá, o governador Romeu Zema (Novo) foi reeleito no primeiro turno, mas Lula venceu no Estado, fato que faz Minas destoar dos demais estados da região Sudeste.

Simone Tebet

A senadora Simone Tebet, candidata à presidência pelo MDB, saiu maior do que entrou no processo eleitoral 2022. Apurados os votos, ela foi a terceira colocada, ficando à frente de Ciro Gomes.

Ciro

Ciro gomes saiu menor – encolheu!

Paraíba

No caso particular da Paraíba, o fato de João Azevêdo (PSB) e Pedro passarem para o segundo turno indica que não houve influência dos presidenciáveis Lula e Bolsonaro no pleito local. Isto é, os candidatos apoiados por Lula e Bolsonaro no Estado, respectivamente, Veneziano Vital (MDB) e Nilvan Ferreira (PL), não tiveram êxito na corrida ao Palácio da Redenção.

Senado

De segundo lugar nas pesquisas, Efraim Filho consolidou nas urnas o trabalho, a determinação e a coragem esboçados desde a pré-campanha. Resultado: foi eleito senador pela Paraíba.

Câmara Federal

Cabo Gilberto (PL) é a grande revelação da disputa à Câmara Federal. A vitória dele era dada como certa, mas ele foi além ao desbancar o colega e presidente do PL no Estado, o veterano Wellington Roberto (PL).

ALPB

O destaque é para o decano Tião Gomes (PSB). Hoje, Tião é o deputado com mais mandatos (oito) na Assembleia Legislativa da Paraíba. Neste domingo, ampliou sua votação e foi reeleito para o nono mandato na Casa Epitácio Pessoa.

Com informaões do Blog. Valter Nogueira