Foto: Reprodução/Internet

 

O número de mortos por conta da passagem do furacão Ian pelos Estados Unidos (EUA) chegou a 103. As informação são com base nas equipes de resgate da Flórida, estado norte-americano onde a destruição foi maior.

A Flórida foi responsável pela maior parte das mortes. Foram contabilizadas 78 mortes nas jurisdições costeiras adjacentes dos condados de Lee e Charlotte.

Outras 21 mortes foram relatadas por autoridades de nove outros condados.

Autoridades da Carolina do Norte disseram que 4 pessoas morreram no estado por conta da passagem do Ian.

De acordo com Kevin Guthrie, diretor de gerenciamento de emergências do estado, comunidades à beira-mar inteiras foram inundadas na Flórida com ondas altas que arrastaram vários edifícios.

Guthrie afirmou que as forças de busca já vistoriaram cerca de 45.000 propriedades desde a passagem do furacão Ian. Eles estão buscando vítimas e verificando os danos.

“Estivemos em quase todos os endereços. Acreditamos que vasculhamos tudo muito rapidamente. Agora vamos voltar para uma segunda olhada”, disse o diretor de gerenciamento de emergências.

Após passar por Cuba, o Ian atingiu na semana passada os EUA como um furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 240 km/h.

Por conta do furacão, o governo de Cuba fez um raro pedido de assistência emergencial ao governo do presidente dos EUA, Joe Biden, segundo o “Wall Street Journal”. A ilha chegou a ficar inteira sem energia elétrica na semana passada.

Com informações da Gazeta Brasil