Foto: Reprodução/Internet

 

Nova lei garante às mulheres exames de prevenção de câncer no SUS.

Eestá assegurada às mulheres atenção integral, no sistema único de saúde (sus), para a prevenção dos cânceres de colo de útero, de mama e colorretal, que atinge o reto e o intestino grosso. lei nesse sentido (lei 14.335/22) foi sancionada pela presidência da república.

Essa atenção integral inclui a realização de exames citopatológicos, que são testes para detectar alterações nas células, além de mamografias e colonoscopias em mulheres que já atingiram a puberdade.

A proposta original, do senado, previa a realização de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos; para as que tivessem risco de ter câncer de mama ou quando o exame fosse necessário para se chegar ao diagnóstico.

Ao passar pelas comissões da câmara, o projeto incorporou o conteúdo de mais 13 proposições em um novo texto, que agregou a prevenção aos outros tipos de câncer.

A lei sancionada prevê o encaminhamento da paciente a serviços de saúde de maior complexidade, quando for preciso, para complementação de diagnóstico, tratamento ou acompanhamento pós-tratamento.

Durante discussão na comissão de constituição e justiça da câmara, a deputada clarissa garotinho (união-rj), que teve dois projetos englobados pela nova versão do texto, destacou os avanços da proposta.

“agora, existe a garantia do exame de mamografia e colonoscopia a todas as mulheres que já tenham atingido a puberdade, quando anteriormente era somente destinado a mulheres a partir dos 40 anos de idade. garante também atenção integral aos cânceres de mama, de colo uterino e colorretal, com estratégia de amplo rastreamento. essa estratégia ampla de rastreamento garante inclusive a possibilidade de outros exames mais modernos, inclusive os de mutação genética. ”

O deputado gilson marques (novo-sc) apontou as vantagens da detecção precoce dos vários tipos de câncer.

“Eu sou um grande defensor de que o estado não deve se meter na vida das pessoas. porém ele deve, sim, se meter, quando se trata de saúde, segurança e educação. o que estamos falando aqui é de prevenção, que custa muito mais barato do que ser diagnosticada uma doença gravíssima no futuro, que, por muitas vezes, a gente consegue fazer com que essa doença, por prevenção, nem ocorra.”

A lei sancionada pelo presidente jair bolsonaro também prevê que mulheres idosas ou com deficiência terão condições e equipamentos adequados para a realização dos exames preventivos.

Com informações da rádio câmara