Foto: Samy Oliveira
Raposa venceu o jogo de ida e da volta e é campeão paraibano da temporada
Campinense jogando em casa e com a vantagem de ter vencido o jogo de ida, de virada, por 2 a 1, em João Pessoa, a Raposa voltou a vencer o Belo e confirmou o título do Campeonato Paraibano de 2022. Em seus domínios, no Amigão, a Raposa venceu o Belo por 1 a 0. Desta forma, selou o placar agregado final em 3 a 1.
E Bicampeão!
Campeão do Paraibano de 2022, o Campinense-PB chega ao seu 22° título na história da competição. Além disso, impede o Belo de conquistar a taça a qual vem buscando desde 2019. Além disso, a Raposa, a qual defendia o título estadual conquistado em 2021, chega ao bicampeonato estadual. O Belo, por outro lado, amarga mais um ano sem o título.
Título invicto mais do que Merecido
Campeão estadual, o Campinense chegou ao título de forma incontestável. Melhor campanha do torneio, a Raposa venceu 10 dos seus 12 jogos e empatou os outros dois, conquistando a taça de forma invicta, com 88,9% de aproveitamento. O Belo, por sua vez, termina com a segunda melhor campanha e o vice da competição.
Foi um Jogo de muito equilíbrio
Assim como o duelo de ida, a partida de volta foi marcada por bastante equilíbrio entre os dois clubes. No Amigão, o Botafogo tentava tomar as iniciativas e criar boas chances para sair na frente, pois precisava vencer. Apesar disso, as desperdiçou. A Raposa, não. Foi eficiente e matou o jogo aos 23 minutos, quando Olávio recebeu de Dione Ribas e mandou para as redes.
Conquista para o ano que vem pelos clubes da Paraíba
Com o título do Campinense selado e o vice-campeonato do Botafogo no Campeonato Paraibano, ficam definidas as vagas da Paraíba nos torneios nacionais em 2023. Finalistas, Campinense e Botafogo representarão o estado na Copa do Brasil do ano seguinte. Semifinalistas, Sousa e Nacional de Patos estarão na Série D do ano seguinte. Além disso, por ter sido campeã, a Raposa fica com uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.
Arbitro Central: Bruno Arleu de Araújo – FIFA/RJ, Assistente 1: Alessandro Álvaro Rocha Matos – FIFA/RJ, Assistente 2: Rodrigo Figueiredo Henrique Correia – FIFA/RJ.
Público: 12.746 pagantes / Renda: R$ 170.899,00
Gol: Campinense-PB: Olávio
As equipes alinharam assim:
Campinense-PB: Mauro Iguatu; André Mascena, Michel Bennech, Cleiton Potiguar e Emerson; Magno (Christian), Jeferson Lima e Dione Ribas (Serginho Paulista); João Paulo (Érick Pulga), Olávio (Douglas Lima) e Luiz Fernando (Hugo Freitas). Técnico: Ranielle Ribeiro
Botafogo-PB: Luís Carlos; Edvan, Jonathan, Paulo Vitor e Bruno Ré (Alessandro); Pablo (Rafael Barros), Tinga (Ratinho) e Nadson (Adílson Bahia); Leílson, Gustavo Coutinho e Alan Grafite (Kesley). Técnico: Gerson Gusmã.
Com informações da Radio 100.5 FM