Foto: Roprodução/Internet

Confira como é o retrospecto do seu time até aqui para o início do Brasileirão 2022. Quais os favoritos para levar o caneco ao final da temporada? saiba como começou a competição.

No próximo sábado (9), começa a 63ª edição do Campeonato Brasileiro da Série A. sendo a principal competição futebolística no país. Desde o inicio, passou por diversas mudanças de nomes, o primeiro denominado de Taça Brasil, e depois foi mudando como na ordem, veja, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Taça de Prata, Campeonato Nacional de Clubes, Copa Brasil, Taça de Ouro, Copa União, Copa João Havelange, e por fim Campeonato Brasileiro da Série A. E também disputado em três forma, no início por 10 edição no sistema de mata-mata, depois passou 36 anos no sistema misto, nesta temporada de 2022, estaremos indo para a 19ª edição no formato de pontos corridos.

Todos os campeões

Desde 1959, o Campeonato Brasileiro já consagrou 17 clubes diferentes como campeão brasileiro: Palmeiras (10 vezes); Santos (8 vezes); Corinthians e Flamengo (7 vezes); São Paulo (6 vezes); Cruzeiro, Fluminense e Vasco da Gama (4 vezes cada); Internacional (3 vezes); Atlético-MG, Bahia, Botafogo e Grêmio (2 vezes) Sport, Guarani, Atlético-PR e Coritiba (uma vez).

Qual time tem os melhores números?

Com menos de dois dias para o campeonato brasileiro da série A começar, já é possível estabelecer alguns favoritos e surpresas diante do que ocorreu nas competições estaduais.

Veja abaixo como estão alguns dos principais times do Brasileirão 2022

Atlético Mineiro

15 jogos – Mineiro (14) e Supercopa do Brasil (1) 12 vitórias, dois empates e uma derrota. Gols marcados: 33. Sofridos: 8 Aproveitamento de 88,4%

O Galo segue a rotina de títulos. São cinco desde o Mineiro do ano passado. O único revés na temporada foi quando não utilizou força máxima. É o time a ser batido pela sequência de conquistas, manutenção do elenco e forma de jogar.

Palmeiras

18 jogos – Paulista (16) e Recopa Sul-Americana (2) Treze vitórias, quatro empates e uma derrota. Aproveitamento de 79,6%

O atual bicampeão da Libertadores tem um  2022 de celebrações. Levou a Recopa Sulamericana e conseguiu uma virada na decisão do Paulista, aplicando 4 x 0 sobre o São Paulo. É, junto do Atlético-MG, a equipe que mais vencedora do último ano até agora.

Flamengo

16 jogos – Carioca (15) e Supercopa do Brasil (1) Dez vitórias, quatro empates e duas derrotas. Gols marcados: 32. Sofridos: 13 Aproveitamento de 70,8%

O Rubro-Negro ainda tenta se encontrar no comando de Paulo Sousa. Após a frustração na Supercopa do Brasil, o Flamengo perdeu a chance de chegar ao inédito tetracampeonato carioca. Lida com uma enorme pressão e um bastidor pesado antes das estreias na Libertadores e Brasileirão.

Corinthians

14 jogos (Paulista) Sete vitórias, três empates e quatro derrotas. Gols marcados: 21. Sofridos: 12 Aproveitamento: 57,1%

O Timão, que trocou de técnico ainda no início da temporada perdeu os quatro clássicos que fez. Tais resultados deixam o time como uma incógnita para este início de Libertadores e Brasileirão, apesar de possuir grandes nomes no elenco.

São Paulo

18 jogos – Paulista (16) e Copa do Brasil (2) 11 vitórias, três empates e quatro derrotas. Gols marcados: 29. Sofridos: 17 Aproveitamento de: 66,6

Após um início ruim no Paulistão, o Tricolor arrancou e chegou à decisão embalado por eliminar o Corinthians. Venceu bem na ida, mas foi goleado na volta. A missão será reagir para buscar a meta estabelecida por Ceni: vaga na Libertadores-2023.

Fluminense

19 jogos – Carioca (15) e fases preliminares da Libertadores (4) 14 vitórias, dois empates e três derrotas. Gols marcados: 28. Sofridos: 9 Aproveitamento de 77,1%

O Tricolor quase bateu seu recorde histórico de vitórias consecutivas. Sofreu duro golpe ao não avançar à fase de grupos da Libertadores, mas conquistou o Carioca – encerrando longo jejum. Tende a brigar pelas primeiras posições do Brasileiro.

Botafogo

13 jogos (Carioca) Sete vitórias, dois empates e quatro derrotas. Gols marcados: 26. Sofridos: 18 Aproveitamento: 58,9%

O Glorioso avançou às semis do Carioca e por muito pouco não eliminou o futuro campeão Fluminense. Será um time “novo” com as estreias dos últimos reforços e a chegada de Luís Castro. A luta, em um primeiro momento, será para fazer uma campanha segura no Brasileirão.

Atlético Paranaense

17 jogos – Paranaense (15) e Recopa Sul-Americana (2) Seis vitórias, sete empates e quatro derrotas. Gols marcados: 24. Sofridos: 18 Aproveitamento de 49%

O Furacão fez poucos jogos com força máxima, mas não teve êxito quando escalou seus titulares: perdeu a Recopa e foi eliminado pelo rival Coritiba no Paranaense. Valentim pressionado para Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

Fortaleza

16 jogos – Copa do Nordeste (12) e Cearense (4) 11 vitórias e cinco empates. Gols marcados: 35. Sofridos: 9 Aproveitamento de 79,1%

O Leão vai para a primeira Libertadores de sua história atravessando momento especial. É o único time da Série A invicto em 2022. Está na decisão do Cearense – em que é favorito – e levou a Copa do Nordeste.

Os demais

Clubes de tradição mais, que neste início de temporada, não vem bem, algumas com títulos de campeão brasileiro, da libertadores e mundial, exemplo do Internacional, Santos e Coritiba, que estão fora da lista de clubes fortes na competição desta temporada. Além dos considerados intermediários, como América-MG, Atlético-GO, Avaí, Bragantino, Ceara, Cuiabá, Goiás e Juventude. Que aparecem como meros participantes, mas, no decorrer da competição, essa história pode mudar.

Fonte: Internet