Arthur do Val, deputado estadual pelo Podemos-SP e pré-candidato ao governo de São Paulo, afirmou em áudios que as refugiadas ucranianas são “fáceis porque são pobres”. (Foto: Reprodução/Twitter/@arthurmoledoval)

O deputado estadual e pré-candidato ao Governo de São Paulo Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”, enviou mensagens em áudio com comentários machistas e sexistas com relação às refugiadas mulheres da guerra da Ucrânia.

Alegando estar no país desde o início da semana, o ex-integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) afirma que as refugiadas que supostamente teria encontrado na fronteira entre a Eslováquia a e a Ucrânia “são fáceis porque são pobres”.

O parlamentar também usa o termo em inglês “gold diggers” — em tradução livre, escavadoras de ouro — para preconceituosamente insinuar que as mulheres refugiadas seriam “interesseiras” e atraídas pelo dinheiro ou prestígio.

Confira trechos das transcrições das mensagens que Arthur do Val enviou sobre as refugiadas:

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”,

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

 “Mano, estou mal. Passei agora, 4 barreiras alfandegarias, duas casinhas pra cada pais. Eu contei, sã 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”.

Ainda de acordo com a publicação, a voz dos áudios é idêntica à voz de Arthur do Val, mas integrantes da organização dizem não terem recebido as mensagens em seus grupos de WhatsApp.

Entretanto, um parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo diz ter conversado com Arthur do Val sobre o vazamento dos áudios, e que “Mamãe Falei” teria se mostrado “muito preocupado com as consequências de sua fala”, segundo o mesmo parlamentar.

Coquetéis molotov para o Exército ucraniano

Na noite de quinta (3), Do Val publicou uma foto em que aparece sentado ao lado de dezenas de garrafas de vidro supostamente destinadas à produção de coquetéis molotov. Segundo o parlamentar, o registro foi feito na Ucrânia.

“Nunca imaginei que um dia nessa vida ainda faria coquetéis molotov para o Exército ucraniano”, escreveu Arthur do Val na legenda da fotografia.

O deputado viajou à Europa ao lado de Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito. Em seu perfil nas redes sociais, Renan também publicou uma foto ao lado de garrafas de vidro acompanhada da inscrição “molotove-se”.

Em foto publicada nas redes sociais, Arthur do Val afirma estar na Ucrânia ao lado de garrafas em uma produção em massa de coquetéis molotov. (Foto: Reprodução/Twitter/@arthurmoledoval)

Os dois líderes do MBL decidiram ir à Ucrânia em movimento de contraposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL), reforçando as discussões sobre a guerra no debate eleitoral brasileiro.

Ambos são apoiadores do projeto presidencial de Sergio Moro (Podemos) e críticos de Bolsonaro. No caso da invasão russa à Ucrânia, também atacam a postura de neutralidade do presidente sobre o assunto.

Nesta semana, Arthur do Val disse ter arrecadado R$ 180 mil para ajudar o país na guerra contra a Rússia. O montante foi angariado durante uma live feita na segunda (1º), em seu canal no YouTube.

Parte do dinheiro seria destinada para a compra de alimentos e suprimentos. Outra parte, segundo Mamãe Falei, seria transferida para a conta oficial do Exército da Ucrânia. “Depois nós vamos mostrar um balanço com todos os comprovantes [das doações]”, disse ele à reportagem.

Confira o vídeo

Com informações do Yahoo