(Foto: Felipe Pereira / TV Bahia)
O Atlético de Alagoinhas está nas quartas de final da Copa do Nordeste! A inédita passagem ao mata-mata do Nordestão aconteceu após o empate sem gols contra o Sousa, neste sábado (19) no estádio Carneirão, em Alagoinhas-BA, a partida foi válida pela última rodada da competição. Com o resultado, o Carcará foi a 11 pontos e conquistou a quarta colocação do Grupo A. Na próxima fase o adversário dos baianos será o Fortaleza, que venceu o CRB por 2 a 0, no Castelão, e garantiu a liderança da chave.
O Sousa-PB, por sua vez, precisava vencer e torcer contra os adversários imediatamente à sua frente para conquistar a também inédita classificação, o que não aconteceu. O Dinossauro, também com 11 pontos conquistados, termina a sua melhor participação na Copa do Nordeste na sexta colocação. Agora a equipe do técnico Tardelly Abrantes volta as suas atenções para o estadual, onde segue firme e forte na luta pelo título.
Primero Tempo
Quando a bola rolou as duas equipes almejavam o mesmo objetivo: a classificação. No entanto, enquanto o Atlético-BA sabia que precisava apenas de um empate para avançar, os visitantes tinham ciência da necessidade de vencer e torcer por uma combinação de resultados para se classificar. Muito por isso o Sousa-PB foi para o ataque criando, pelo menos, três grandes oportunidades e acuou o Carcará, que até tentou, mas não conseguiu chegar com efetividade à meta do goleiro Ricardo.
A primeira grande chance do Dinossauro aconteceu aos 15 minutos, quando Jó Boy recebeu de frente para a grande área e encheu o pé, exigindo que o goleiro Fábio Lima se esticasse todo para impedir o primeiro gol alviverde. Após o susto, o Atlético-BA tentou equalizar a partida, mas sem grande efetividade no setor ofensivo. O Sousa-PB, por sua vez, continuava buscando o gol e quase o fez com Iranilson, aos 32 minutos, em um verdadeiro petardo defendido magistralmente por Fábio Lima.
Segundo Tempo
Se o primeiro tempo foi de total domínio do Sousa-PB, na segunda etapa a tônica do jogo mudou. Isso porque o Carcará tomou para si o domínio da posse de bola e, após a entrada do atacante Cesinha, começou a aparecer com mais frequência no campo ofensivo. A primeira oportunidade real de gol, no entanto, aconteceu aos 23 minutos, quando Bremer recebeu bola dentro da área e, na hora do chute, foi desarmado por Marcelo Duarte.
O zagueiro do Atlético-BA, inclusive, parecia querer fazer às vezes de artilheiro, uma vez que aos 38 minutos o camisa 4 apareceu de surpresa na grande área, escorou para o companheiro de zaga Iran que teve tempo de dominar, girar e, de frente para Ricardo, fazer o mais difícil e chutar para fora. A chance perdida parece ter incendiado o Sousa, que foi para cima e, em cobrança de falta cobrada por Esquerdinha na cabeça de Otacílio Marcos, obrigou o goleiro Fábio Lima, destaque tricolor na partida, a fazer mais uma ótima defesa e garantir o empate no Carneirão.
E agora?
Com o resultado, o Atlético-BA, que já havia se classificado para às semifinais do Campeonato Baiano, segue vivo na Copa do Nordeste e vai encarar o Fortaleza na próxima fase. O Carcará, inclusive, será o único representante de seu estado na competição regional, uma vez que o Bahia, atual campeão, não conseguiu passar de fase mesmo vencendo o Sergipe fora de casa..
Já o Sousa-PB se despede do Nordestão de cabeça erguida, uma vez que foi a melhor campanha da equipe do Sertão da Paraíba na competição em sua história. O Dinossauro agora volta às suas atenções para o Campeonato Paraibano, onde volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Botafogo-PB, no Estádio Marizão, onde ainda não perdeu na temporada.
Arbitragem geral:
Árbitro central: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliar 1: Jean Marcio dos Santos (RN)
Auxiliar 2: Lorival Candido das Flores. (RN)
Público e Renda: Não foi divulgado pelo mandante
As equipes alinharam assim:
Atlético-BA: Fábio Lima; Paulinho (Edson), Iran e Bremer; Lucas Alisson, Matheus Leal (Caetano), Leandro Sobral (Cesinha, Rael), Dionísio e Miller; Thiaguinho e Jerry. Técnico: Agnaldo Liz
Sousa-PB: Ricardo; Iranilson, Adiando, Marcelo Duarte e Vinícius; Doda, Juninho Paraíba (João Victor), Daniel Costa e Esquerdinha; Jó Boy (Otacílio Marcos) e Arthur (André Victor).
Com informações do Ge/AL-BA