Foto: Reprodução/Internet
Por certo as histórias de sucessos ou insucessos não são construída por acaso! A sorte de fato existe e trata-se de um elemento do acaso onde o sortudo, ao mínimo, buscou se valer desse elemento. No entanto, não dá pra tentar ser salvo pela sorte todos os dias.
Da mesma forma que o sucesso é construído, o insucesso também é construído. Na maioria das vezes o processo de derrotas e insucessos estão IMPRESSOS na testa dos GESTORES, principalmente no futebol. O fato do gestor ser um excelente empresário não significa, necessariamente, que será um grande gestor de futebol.
O futebol tem seus segredos, tem seus atalhos, tem suas malícias, tem suas especificidades, tem seus vocábulos, tem seu jogo de cintura totalmente diferente de uma empresa de produção de bens ou serviços.
Penso que o futebol requer dos GESTORES vindo do mundo empresarial comum apenas uma administração prova e transparente dos recursos financeiros. Requer eficiência, profissionalismo e planejamento… No mais, o empresário comum bem sucedido que se propor a tratar um clube como mais uma empresa, certamente será esmagado pelas nuances ocultas do futebol.
Vejamos…
Tanto na política como nas empresas comuns, existe um princípio do uso progressivo do poder. Neste princípio, o poder é descentralizado e o funcionário em hipótese alguma tem contato com o funcionário de forma direta… Mas o que vemos no futebol é o presidente nós vestiários, em festas com jogadores, e aí diante de pequeno problema que surgir, o presidente, que é o maior poder dentro de um clube, será acionado pessoalmente pelo funcionário (jogador). Nunca haverá um filtro natural dos problemas, e naturalmente o presidente não poderá resolver TUDO, e aí começa o DESMONTE DA TAL MORAL JUNTO AOS JOGADORES.
Voltando ao assunto inicial.
Será que não estava escrito nas estrelas essa derrocada do nosso Treze?
Tanto reclamamos da atual situação do Treze, mas me parece que o passado alertava, e nós torcedores, pacíficos e seremos como de fato devemos SER, sempre apostamos na melhora, PORÉM É IMPOSSÍVEL MUDAR UMA HISTÓRIA, utilizando o mesmo método e esperando resultados diferentes.
A diretoria perdeu a condição de GESTORES do clube e passaram é ser GESTORES de problemas, e O PIOR, PERDERAM A CREDIBILIDADE COM OS JOGADORES E COM A TORCIDA MUITO CEDO e não tiveram a grandeza do reconhecimento.
Reconhecer o erros é o primeiro passo para solução de problemas, isso nunca OCORREU e não é uma marca apenas da atual gestão. Somos marcados nós últimos anos por lampejos de melhoras e longos períodos de pioras.
Somos um clube onde diretores, em plena semana de decisão do Campeonato Brasileiro da Série D, idealizaram e participaram de churrascos regados a muita bebida e folia… Isso é o que podemos chamar de AMADORISMO PROFISSIONAL.
Nos últimos tempos chegamos ao cúmulo de sermos salvos de rebaixamento no próprio campeonato paraibano, por pura piedade de Marcelinho Paraíba (cara-a-cara com o goleiro, exitou em fazer o gol)…
Será que nós torcedores não fomos omissos???
Será que não assistimos tudo de camarote?
Será que não esperamos tudo acontecer já sabendo o resultado final?
SER PACÍFICO, NÃO É SER IDIOTA! Ser exigente, não é ser violento!
De sorte, chegamos mais uma vez, no penúltimo degrau do futebol paraibano… Fomos desclassificados por São Paulo Cristal, Floresta, vencemos 06 partidas no ano de 2021, ENFIM, se não houver mudança de rota, o próximo passo será o rebaixamento inevitável.
Diante de tudo isso, ainda não é o fim! Temos a mais pujante torcida do estado, porém adormecida.
A mudança não virá da violência, mas da união de todas as correntes da instituição, somado à TORCIDA e principalmente com muita transparência e profissionalismo. O modelo que se apresenta atualmente, está falido, não se sustenta e que fique bem claro, não trata-se apenas dos atuais gestores, mas dá fórmula, pois nos últimos tempos o Treze trocou de presidente, mas não trocou às práticas carcomidas de fazer futebol (dizia Sebastião Viana: Time bom se paga), afinal ainda encontramos gestores que contratam jogadores pelo YouTube marketing… Da mesma forma que existe cavalo de corrida vencedor, também tem jogadores vencedores, mas tudo começa com uma diretoria de visão administrativa e que se limita a bem gerir o clube.
Felicidade ao nosso Treze… Agora é reconstruir, AFINAL não há nada mais a ser destruído, a não ser o velho a aconchegante Estádio Presidente Vargas… Mas, isso não será permitido!
Com informações do Grupo Politibola