Foto: Reprodução/Internet

Teste foi o quinto em menos de dois meses; Japão detectou o lançamento de mais de um projétil

As Forças Armadas da Coreia do Sul relataram que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico no Mar do Japão, chamado de Mar do Leste nas duas Coreias, nesta terça-feira, 19, no que já foi o quinto teste de armas em menos de dois meses. Após relatar pela primeira vez que Pyongyang havia lançado projéteis “não identificados”, as forças sul-coreanas disseram em comunicado que haviam detectado “um míssil balístico não identificado no Mar do Leste, vindo das proximidades de Sinpo, província de Hamgyong do Sul, por volta das 10h17 [22h17 de segunda-feira em Brasília]”.

Sinpo, que fica na costa nordeste da Coreia do Norte, é o local do centro de desenvolvimento de submersíveis do país, o que pode significar que o regime norte-coreano tenha testado um novo míssil balístico para submarinos da classe Pukguksong.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse em pronunciamento na cidade de Fukushima que Tóquio aparentemente detectou o lançamento de dois mísseis balísticos, e não de um. Esta não é a primeira vez que o lançamento de um novo tipo de arma norte-coreana complica os esforços de detecção por Seul e Tóquio. Poucos minutos depois de tomar conhecimento do teste, o escritório presidencial sul-coreano informou que uma reunião do Conselho Nacional de Segurança havia sido convocada para discutir a situação.

O teste norte-coreano foi realizado no mesmo dia em que a feira internacional aeroespacial e de defesa ADEX foi aberta na capital sul-coreana, com a visita da diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, Avril Haines, a Seul.

Com informações da Jovem Pan