OTTAWA (Reuters) – O líder do Partido Conservador do Canadá, a principal sigla de oposição ao governo liberal de Justin Trudeau, enfrentará o premiê canadense em um debate televisionado nesta quinta-feira que pode influenciar muito a decisão do vencedor da eleição de 20 de setembro.
Erin O’Toole assumiu o comando de seu partido no ano passado no auge da pandemia de Covid-19, e fontes internas admitem que ele tem dificuldade para se apresentar ao eleitorado.
Mas pesquisas mostram que O’Toole está à frente dos liberais em um momento de insatisfação dos eleitores com a decisão de Trudeau de convocar uma eleição com dois anos de antecedência, e ele terá uma chance de firmar sua posição no segundo de três debates de duas horas entre líderes partidários.
“Isto é muito, muito importante para ambos… se fizerem besteira, perdem a eleição”, disse Frank Graves, presidente do instituto de pesquisas Ekos Research.
O debate é o único em inglês, a língua falado por dois terços dos 38 milhões de habitantes do país. Trudeau disse que precisa de uma votação agora para saber se os canadenses apoiam sua decisão de gastar centenas de bilhões de dólares para combater a pandemia.
“Estas podem ser as duas horas mais importantes da carreira política de O’Toole… há muitas mentes abertas por aí, então as coisas poderiam mudar rapidamente para qualquer dos lados”, disse um estrategista conservador que pediu anonimato por não estar autorizado a falar com a mídia.
Com informações da Reuters