O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se reuniu nesta segunda-feira (13) para discutir sobre o edital de leilão do 5G e as possíveis datas para a realização do pregão.

Em entrevista ao Metrópoles, o conselheiro da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou que a intenção do governo federal é fazer o leilão em outubro deste ano. Para isso, o edital deve ser aprovado nesta tarde e publicado nos próximos dias.

“A data do leilão é de 40 dias após a publicação do edital. Aprovando hoje, deve ser publicado ainda essa semana”, explicou Baigorri ao site.

A reunião analisará o novo relatório do edital, com ajustes propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no fim de agosto. O texto foi aprovado pela corte com alterações. A principal delas foi a obrigatoriedade de cobertura de internet de todas as escolas do ensino básico do país até 2024.

Segundo fontes, o voto do relator conta com 150 páginas. A extensão do texto aponta que o edital está longe de um consenso. Apesar disso, na avaliação de Baigorri, ele será aprovado ainda nesta tarde.

O certame será a maior licitação de telecomunicações da história brasileira. Serão ofertados quatro blocos de frequências: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que o leilão deve movimentar até R$ 35 bilhões com as concessões.

A tecnologia é a quinta geração das redes de comunicações móveis. Ela promete velocidades até 20 vezes superiores às da 4G, com melhor consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual.

Mineração, agricultura, saúde e educação são algumas das áreas que devem ser beneficiadas com a nova tecnologia.

 

Com informações da Gazeta Brasil