O Afeganistão administrou 1,8 milhões de doses da vacina
O grupo extremista Talibã ordenou a paralisação da vacinação contra covid-19 na região de Paktia, província localizada no leste do Afeganistão, de acordo com informações da agência de notícias local Shamshad News.Em entrevista, Walayat Ahmadzai, diretor de Saúde Pública da província, disse que o grupo proibiu a aplicação de vacinas no Hospital Regional, que está fechado há três dias. O diretor contou que o grupo emitiu um alerta par6a as equipes de distribuição para que suspenderam a entrega de doses às unidades de saúde. Há o receio de que essa proibição se estenda por outras partes do país.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o último domingo (15), o Afeganistão administrou 1,8 milhões de doses da vacina e, desde o início da pandemia, mais de 150.000 casos foram confirmados e 7.000 mortes registradas.
Após os Estados Unidos anunciar a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, o grupo extremista Talibã iniciou uma série de ataques a diversas cidades do país, tomando conta de todo o território afegão. Neste domingo (15), a capital Cabul foi tomada pelo grupo.
Na madrugada desta segunda-feira (16), houve um grande tumulto no principal aeroporto da capital do Afeganistão. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma multidão tentando embarcar em aviões que deixaram o país. Dezenas de pessoas ficaram feridas e pelo menos cinco morreram durante a confusão.
Com informações da Rede TV