A França disse aos cidadãos para evitarem passar férias na Espanha e em Portugal, em mais um sinal de que a rápida propagação da variante delta do coronavírus pode estragar o verão europeu.

Com a migração de dezenas de milhares de turistas já em curso no continente, o secretário de Estado da França para Assuntos Europeus, Clément Beaune, enviou uma “mensagem de cautela” e aconselhou os que ainda não fizeram reservas para escolher outro lugar ou passar férias no país.

O alerta chega quando países da União Europeia introduzem certificados de vacinação para facilitar as viagens. Mas a cepa delta e o aumento dos casos de Covid-19 estão atrapalhando a reabertura, sendo que alguns governos adiaram planos de flexibilizar as restrições ou voltaram a impor controles em alguns epicentros. Mas, enquanto alguns países buscam deixar a pandemia no passado, os números continuam a espelhar o contínuo desafio, com as mortes globais por Covid-19 tendo superado a marca de 4 milhões.

© Bloomberg Virus Fears

Espanha e Portugal têm a maior taxa de notificação de casos em 14 dias na Europa depois de Chipre, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças. Ambos os países dependem muito do turismo, e o alerta de Beaune pode colocar em risco a recuperação do setor.

“A situação é particularmente preocupante, especialmente em Portugal”, disse Beaune à France 2 TV. O governo vai discutir a situação na segunda-feira e pode tomar medidas, como controles nas fronteiras e restrições para tentar conter a propagação do vírus.

O Reino Unido já registra aumento dos casos de Covid, embora o governo esteja decidido a seguir em frente com os planos de reabertura. Na UE, a ameaça de uma nova onda de infecções coincide com a desaceleração aparente das taxas de vacinação em alguns estados membros. Com novos focos de Covid-19, autoridades de governos reforçaram os alertas sobre a delta, bem como a necessidade de vacinação.

A região da Catalunha – um ímã para turistas com a capital Barcelona – tem atualmente uma taxa de infecção em 14 dias de 290 por 100 mil pessoas, em comparação com a média nacional de 118,5. As Ilhas Baleares, populares entre turistas alemães e britânicos, têm uma taxa de 191,5. Há duas semanas, a taxa na Catalunha era de 46,3 e, nas Ilhas Baleares, de 36.

Em relatório sobre a economia na quarta-feira, a Comissão Europeia também fez um apelo por vacinações mais rápidas, dizendo que os riscos da propagação de variantes “ressaltam a importância de acelerar ainda mais o ritmo”.

No mesmo dia, Portugal divulgou 3.285 novos casos de Covid-19, o maior número diário desde 11 de fevereiro. Os números mais recentes ainda estão muito abaixo dos mais de 16 mil casos diários relatados no final de janeiro, quando o país enfrentou um dos piores surtos do mundo.

Ainda assim, a Comissão Europeia do Turismo espera que a atividade continue ganhando impulso com a aproximação do pico da temporada turística, graças ao aumento das vacinações e à redução das restrições.

“A Europa está administrando bem os riscos da Covid tanto para residentes quanto para os viajantes há muito tempo esperados”, disse Luís Araújo, presidente da comissão, em comunicado na quinta-feira. “Portanto, acreditamos ser possível viajar com segurança neste verão.”

No Reino Unido, o governo anunciou que viajantes britânicos imunizados com ambas as doses de uma vacina contra o coronavírus não precisarão mais se isolar quando retornarem de países de risco moderado, sob um plano que autoridades esperam colocar em vigor neste mês.

More stories like this are available on bloomberg.com

Com informações da Bloomberg L.P.