MONTREAL, 20 JUL (ANSA) – O governo do Canadá anunciou nesta segunda-feira (19) que vai reabrir suas fronteiras para todos os turistas estrangeiros que já tenham concluído a vacinação contra o novo coronavírus.   

Viajantes imunizados dos Estados Unidos poderão entrar no país a partir de 9 de agosto, enquanto turistas dos outros países serão liberados a partir de 7 de setembro.   

Inicialmente, serão consideradas apenas as vacinas aprovadas pelas autoridades sanitárias do Canadá: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer. Além disso, a imunização precisará ter sido concluída no mínimo 14 dias antes da chegada.   

Todos os turistas terão de se cadastrar em um portal chamado ArriveCAN e levar um teste PCR para Covid-19 com resultado negativo. No desembarque, os viajantes poderão ser escolhidos aleatoriamente para um novo exame.   

“Essa estratégia permitirá continuar monitorando variantes no Canadá e a efetividade das vacinas”, diz um comunicado do governo.   

As fronteiras canadenses estão fechadas desde março de 2020, e o país já tem 51% de sua população totalmente vacinada contra a Covid-19, sendo que outros 20% tomaram pelo menos uma dose.   

O Canadá contabiliza 1,4 milhão de casos e pouco mais de 26 mil mortes desde o início da pandemia.

 

Com infrmaçoes da ANSA