Não tenho palavras para descrever a sensação de otimismo e alívio que se vive por aqui atualmente. Um dos países mais afetados do mundo na primeira fase da pandemia, a Espanha viveu cenas tétricas, com corpos empilhados em patinações de gelo e profissionais de saúde precisando decidir quem entrava na UTI e quem ficava de fora, engrossando uma lista que já chegou a 1000 mortos diários (em um país com 46 milhões de habitantes!). Agora é hora de respirarmos aliviados. Literalmente. Ainda não estamos no mesmo patamar dos Estados Unidos ou de Israel, mas o governo espanhol já deu sinais de que, em breve, a máscara deve deixar de ser obrigatória em espaços abertos, seguindo o caminho da vizinha França, que liberou boca e nariz de fora ao ar livre desde ontem em todo o país. UFA.
Com suas fronteiras abertas a pessoas vacinadas de vários países, a Espanha ainda está deixando o Brasil de fora. Para brasileiros voltarem a Barcelona, Madri ou Sevilha, a taxa de contágio brasileira deve baixar de 75 casos por 100 mil habitantes (atualmente, é de 416) e o país deve ter sob controle o surgimento de novas variantes. Mas essa luz, que parecia impossível meses atrás, já começa a surgir no fim do túnel com a aceleração no ritmo da vacinação. Ou seja, é preciso ter um pouco mais de paciência e fé na ciência. Coisas que a pandemia, definitivamente, nos ensinou a cultivar.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.