Skip to content
RWN 360

RWN 360

Você vê, lê e acredita

  • Início
  • Mundo
  • Brasil
  • Paraíba
  • Política
  • Esportes
  • Destaques
  • Contato
Brasil

Comissão da Câmara discute denúncia de censura na Empresa Brasileira de Comunicação

ByRWN - Redação

jun 15, 2021 #Brasil, #Câmara Federal, #EBC, #Fábio Faria, #Joel Zito Araújo, #Juliana Cézar Nunes, #Radiobrás, #Roni Baskis, #Roquette-Pinto, #TV Brasil, #TV e Rádio

Foto: Reprodução/Internet

 

A Comissão de Cultura da Câmara realizou audiência para discutir denúncias de censura na Empresa Brasileira de Comunicação, em especial parte da programação voltada para o combate ao racismo.

Segundo o cineasta e doutor em comunicação, Joel Zito Araújo, que já fez parte do Conselho Consultivo da empresa, atualmente a EBC está desconectada da realidade brasileira, deixando assim de cumprir seu papel de comunicação pública.

“Hoje eu vejo a transformação da TV Brasil em quase que uma televisão chapa branca. Eu não vejo ali espelhado um esforço dessa televisão de estar conectada com a maior preocupação do Brasil nesse momento que é esse profundo desastre social com a morte de quase 500 mil brasileiros pela Covid. Eu não vejo a EBC envolvida em campanhas educativas para ajudar o brasileiro a se cuidar. Eu não vejo no jornalismo da atual EBC a preocupação que se tinha antes com problemas graves da sociedade brasileira como o extermínio da juventude negra nas periferias brasileiras”.

A jornalista da EBC, Juliana Cézar Nunes, afirmou que é preciso resgatar os dez primeiros anos da empresa, quando era feita uma comunicação pública representativa da população brasileira de maioria negra, para que a emissora volte a ter um conteúdo de televisão pública de combate ao racismo.

Ao ser criada, a EBC ficou responsável pelos canais de rádio e TV que eram dirigidos pela estatal Radiobrás e pela Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto. O objetivo da nova empresa era unificar e gerir as emissoras federais já existente, instituindo o Sistema Público de Comunicação.

O diretor geral da EBC, Roni Baskis, afirmou que a montagem da programação das emissoras de TV e rádio não segue determinações de governos. Ele disse ainda que a programação continua sendo ampla, sem orientação para a redução de conteúdos de qualquer temática.

LEIA TAMBÉM  Brasil recebe mais 936 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19

“Não existe qualquer orientação da direção da empresa de que tenha que ter diminuição desse tipo de conteúdo temático, aqui é relevante, é um assunto que nós consideramos relevante aqui dentro da casa. Talvez a única emissora que cumpra toda a legislação com relação à abordagem do tema, inclusive na semana da consciência negra em novembro, seja a Empresa Brasileira de Comunicação”.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que a reunião foi motivada por denúncias de que está existindo dentro da EBC uma censura em relação à temática do povo negro.

“Estamos vivendo um processo altamente ideológico e político que tem promovido uma série de atos de censura. A discriminação que nós estamos assistindo atuando com o cancelamento de programas, o cancelamento de políticas públicas, censura em campanhas publicitárias e de comunicação, isso tem impactado principalmente as questões raciais”.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi convidado para participar da reunião, mas não compareceu.

Com informações da Rádio Câmara

Navegação de Post

Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial
Sete ministros do STF analisam quebras de sigilo e dão decisões divergentes sobre a CPI da Covid
Colunistas

Ailton Cavalcanti

Carlos Vieira

Valter Nogueira

Últimas Notícias

Esportes

Tudo parece mais difícil para o Botafogo-PB na Série C

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Política

Triunvirato em ruínas: Walber critica Cabo Gilberto por tentativa de reaproximação com Nilvan

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Paraíba

Na Paraíba: lei que destina couvert artístico exclusivamente a músicos vai parar na justiça

20 de maio de 2025 RWN - Redação
Política

“Aqui ele não põe mais os pés”, diz Eliza Virgínia ao proibir entrada de José Belo na CMJP

20 de maio de 2025 RWN - Redação
RWN 360

Proudly powered by WordPress | Theme: Newspaperex by Themeansar.