O Ministério da Saúde informou neste domingo, 27, que o Brasil superou a marca de 70 milhões de pessoas imunizadas com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Segundo a pasta, no sábado, 71,152 milhões de brasileiros receberam a injeção inicial de um dos imunizantes disponíveis no país. O total equivale a 45 porcento das 158,095 milhões de pessoas com mais de 18 anos no país.

Na outra ponta, 25,583 milhões de brasileiros receberam a primeira e a segunda dose da vacina ou a dose única da Janssen, completando o ciclo de imunização. Isso equivale a 16,2 porcento da população vacinável no país e a 36,2 porcento do total de pessoas que receberam a primeira dose.

As informações estão no painel de vacinação do LocalizaSUS , plataforma do Ministério da Saúde que registra o andamento da campanha de imunização contra a Covid-19. Os dados estão atualizados até sábado.

Ao todo, 96,736 milhões de doses, distribuídas entre primeira dose, segunda e dose única, foram aplicadas desde o início da vacinação, em janeiro. Nas últimas 24 horas, foram aplicadas 1,158 milhão de doses.

Distribuição de vacinas

O Ministério da Saúde distribuiu 129,720 milhões de doses às unidades da Federação desde o início da campanha de imunização. Até a semana passada, o Brasil contava apenas com vacinas de duas doses para conclusão do ciclo vacinal. Eram os imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Desde a última terça-feira, 22, no entanto, o Brasil também passou a receber a vacina da Janssen, de dose única.

Mais de 1,8 milhão de doses da Janssen foram antecipadas no contrato de 38 milhões de unidades da pasta com a farmacêutica. As unidades estavam previstas para chegar somente a partir de outubro. Na última sexta-feira, 25, mais 3 milhões de doses da Janssen foram doadas pelo governo dos Estados Unidos para a imunização da população brasileira.

Com informações da veja.com