O documento, visto pela Reuters e preparado pela Comissão Europeia, mostra que a UE tem confiança de que terá vacinas suficientes para imunizar toda a população habilitada até o final de setembro, muito além da meta inicial de inocular 70% da população adulta até o final do verão.
Mais precisamente, a UE espera obter 413 milhões de doses no segundo trimestre deste ano e 529 milhões no período julho-setembro. O bloco recebeu 106 milhões de vacinas no primeiro trimestre.
Até o final do ano, a UE espera ter recebido mais 452 milhões de doses de um total de 1,5 bilhão.
As estimativas levam em conta só vacinas de quatro farmacêuticas: Pfizer-BionTech, Johnson & Johnson, AstraZeneca e Moderna.
Estão excluídas as doses da empresa de biotecnologia alemã CureVac e da farmacêutica francesa Sanofi, que assinaram contratos de centenas de milhões de doses com o bloco, mas estão tendo dificuldade para desenvolver suas vacinas e obter aprovação de agências reguladoras da UE.
Os números estão alinhados a comentários públicos e anúncios anteriores, mas também incluem metas antes desconhecidas para a segunda metade do ano.
Com informações da Reuters