Last updated on junho 5th, 2021 at 07:11 pm
As reações mais frequentes não foram graves, como relatos de dores, ardência e vermelhidão na área da aplicação da injeção. Esses sintomas costumam aparecer logo depois da vacinação. Segundo o artigo, esse resultado reforça que as vacinas são seguras. “O esperado é não ter nada [reação], mas varia muito de organismo para organismo”, diz a pesquisadora. Ela ainda fala que os efeitos colaterais são sempre menos graves que as doenças combatidas pelas vacinas.
Apesar de a análise avaliar apenas moradores de São Paulo, o grupo de pesquisa considera que o resultado pode ser ampliado a outros Estados do país, uma vez que 15 milhões de pessoas é um número “representativo para a população brasileira”.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
O estudo não analisou as ocorrências de reações após a aplicação de vacinas contra a covid-19. No entanto, a pesquisadora afirma que “vale a pena ser vacinado“. Segundo ela, a possibilidade de ter algum efeito colateral por causa do imunizante é muito menos grave do que se pessoa contrair a doença.
“Não vale a pena correr o risco com a gente podendo ser vacinado. Tem que ser vacinado. O risco de não estar imunizado é muito maior do que o de contrair o vírus. É fundamental que as pessoas tomem as vacinas contra a covid-19 e que voltem para tomar a 2ª dose“, completa Gutierrez.
ANVISA
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que todas as vacinas estudadas podem provocar eventos adversos, que são descritos na bula em uma classificação que vai de efeitos comuns a muito raros.
A agência reguladora ainda disse que “as reações às vacinas são previstas e não são incomuns, sendo a maioria eventos leves”. Em caso de reação intensa ou com longa duração, a orientação é procurar um profissional de saúde.
Com informações do Poder360