Foto: Reprodução/Internet
Quando eu tinha onze anos eu me sentia o dono de um mundo tão distante de hoje que até rio. Era o tempo de reis , de Cambindas, de bola capotão, de elástico para segura o meião, de kichute, conga e camisa de manga comprida com almofada nos cotovelos.
Quando eu tinha onze anos a gente assistia lá no ribeirão em Taperoá, o jogo pisando na linha lateral do campo, fato que eu fazia o bandeirinha e os bancos de reservas gritarem!
—Olha a farinha!!!
Naquele tempo, tinha o Santa Cruz e o Internacional de Taperoá, e depois o alambrando que foi inaugurado numa tarde festiva de domingo, com a presença do Treze Futebol clube.
Onze anos e o Treze não ganha do Sousa.
Mas tabus existem para serem perseguidos não é?
Por exemplo, quanto tempo os times não demorar a sair das secas em que se metem? Quanto tempo o Botafogo não passou para voltar a ser campeão do Estado? E o próprio Treze? E o Campinense? Quanto tempo não ganha do Botafogo?
Mas essa conversa não é sobre tabus, é sobre a falta do futebol que nós estamos vivendo. Uma crise moral dentro de campo, onde muito pouco se materializa.
O Campinense não conseguiu fazer o jogo diante do lamaçal do esforçado São Paulo Cristal, o Treze sabiamente conseguiu levar o jogo para o Almedão e também não soube vencer o time do engenho, o botafogo suou e , conseguiu.
Digo que talvez seja o melhor do campeonato, o São Paulo e sua fome de da certo. Talvez movido pelo espirito vencedor do saudoso Eduardo.
Botafogo, Treze e Campinense estão muito longe de serem o que o nome os representa. É visível a melhora ad Raposa depois que Ranielle chegou, mas se acovardar diante de um Botafogo tonto no Amigão lhe tirou a possibilidade de estar empatado com o próprio. O Botafogo, vai na força de Clayton e não percebe que Marco Aurélio joga sonhando com uma rede na varanda listrada de Tambaú. O Treze? Ah o Treze vive de lampejos.
Talvez ainda pensando naquele futebol que havia quando eu só tinha onze anos…
De kichute, bola capotão nº 7, de terno …
Efigênio Moura
Radialista- DRT-PB 1992-97
Jornalista- DRT-PB 3571-14