Na Etapa 3, a partir de 17 de maio os ingleses poderão se reunir em ambientes fechados pela primeira vez em meses em grupos de até seis pessoas ou duas casas.
Pubs, cafés e restaurantes também poderão receber clientes do lado de dentro pela primeira vez em meses sujeitos a certas regras. Outros locais de entretenimento fechados, como cinemas e instalações esportivas, também poderão retomar as atividades.
O gabinete de Johnson em Downing Street disse que os dados mais recentes sobre vacinações, infecções, hospitalizações e mortes de Covid-19 e o risco representado por novas variantes foram levados em conta para se passar para a Etapa 3.
“Os dados refletem o que já sabíamos: não deixaremos este vírus nos derrotar”, disse Johnson, de acordo com o comunicado.
“O roteiro continua de pé, nosso programa de vacinação bem-sucedido continua: mais de dois terços dos adultos do Reino Unido já receberam a primeira vacina, e agora podemos prever um relaxamento cautelosa, mas irreversível.”
Também se acredita que o governo dirá se as regras de distanciamento social com amigos e familiares podem ser afrouxadas, o que gerou manchetes sobre “abraços cautelosos”.
A ministra da Saúde Mental, Nadine Dorries, foi questionada pela rede BBC se as pessoas serão aconselhadas a se abraçar cautelosamente. “Não acho que se possa abraçar cautelosamente, mas o primeiro-ministro fará o anúncio esta tarde”, respondeu ela.
A reabertura só se aplicará à Inglaterra – os governos semiautônomos de Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales estabelecerão suas próprias regras.
De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos, o Reino Unido tem o quinto maior número mundial de mortes de Covid-19: 127.605. Dois terços dos adultos britânicos já receberam uma primeira vacina e um terço já recebeu as duas doses.
Com informações da Reuters