Last updated on junho 5th, 2021 at 07:27 pm
Autoridades irão estimar as vacinas em excesso e discutir como administrar o estoque de imunizantes de mRNA com as farmacêuticas, o que pode incluir o adiamento ou cancelamento das entregas de certos lotes, disse o governo em comunicado.
Cerca de 840 mil doses de vacinas da BioNTech armazenadas irão expirar em meados de agosto, disse o governo, enquanto 1,05 milhão de doses da fabricante chinesa Sinovac Biotech permanecem sem uso.
Apenas 25% da disponibilidade diária de vacinas da BioNTech está sendo administrada atualmente. Na média diária, cerca de 10 mil pessoas têm solicitado agendamento em centros comunitários, disse o governo, em comparação com a capacidade de mais de 40 mil doses.
Centro de vacinação comunitário que administra a vacina da BioNTech contra a Covid-19 em Hong Kong, início de abril.
O estoque de vacinas sem uso é o mais recente desafio enfrentado pela campanha de imunização mais lenta do que o esperado em Hong Kong, prejudicada pela falta de confiança no governo apoiado por Pequim e por preocupações com efeitos colaterais raros. A relutância generalizada destaca a cidade como exceção global na corrida para obter imunidade coletiva e facilitar a total reabertura.
O governo tem trabalhado para incentivar residentes a se vacinarem com incentivos como a reabertura de bares e menor período de quarentena para pessoas vacinadas.
Apesar de ser um dos poucos lugares no mundo a disponibilizar vacinas para todos os adultos, apenas 12,3% da população de 7,5 milhões foi totalmente imunizada, de acordo com o rastreador de vacinas contra a Covid-19 da Bloomberg, muito atrás de outros centros financeiros, como Londres, com 26,3%, e Singapura, com 25,3%.
O excedente de vacinas pode prejudicar as chances de Hong Kong de receber mais doses no futuro, escreveu e secretária de Alimentação e Saúde, Sophia Chan, em resposta a um parlamentar na quarta-feira.
“Na próxima rodada de negociações de compra com farmacêuticas, podemos não ser capazes de obter resultado tão desejável quanto o da rodada atual”, disse Chan. “Não sabemos se seremos capazes de obter doses suficientes para toda a população de Hong Kong na próxima rodada.”
More stories like this are available on bloomberg.com
Com informaççeos da Bloomberg L.P.