Last updated on setembro 30th, 2021 at 01:23 am
Vacinação de gestantes e pessoas com deficiências em João Pessoa com a vacina da Pfizer. (Foto: Reprodução)
A Capital recebeu 5.220 doses no dia de hoje da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
Gestantes e pessoas com deficiências serão contempladas com a aplicação da vacina da Pfizer em João Pessoa, a partir desta quinta-feira (06), segundo informou ao ClickPB, o chefe da Seção de Imunização, Fernando Virgolino. A Capital recebeu 5.220 doses no dia de hoje da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
Virgolino comentou ainda que estão sendo definidas as faixas etárias para as pessoas com deficiências que devem ser imunizadas com essa vacina da Pfizer, pois a Saúde da Capital já está vacinando pessoas com deficiências acima de 50 anos de idade. “Os postos de vacinação também estamos definindo também”, frisou ao portal, destacando ainda a necessidade de se fazer o agendamento pelo site e aplicativo Vacina João Pessoa.
A vacina da farmacêutica Pfizer é aplicada em duas doses. Conforme a bula, a orientação é que o intervalo entre a primeira e a segunda dose seja de 21 dias. No entanto, na página do Ministério da Saúde (MS) a recomendação é a administração em um espaço de 12 semanas. O órgão ainda recomenda que seja imunizado os grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.
O armazenamento deve ser entre -15ºC e -25ºC durante 14 dias e entre 2ºC e 8ºC por cinco dias. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa vacina pode ser aplicada em pessoas com mais de 16 anos. Já em relação à eficácia, a taxa é de 91,3% após a aplicação da segunda dose. Conforme informações, os testes de fase três foram realizados com aproximadamente 44 mil pessoas em 150 centros de pesquisa, no Brasil, e em países como Estados Unidos, Alemanha, Turquia, África do Sul e Argentina.
Com informações do ClickPb