“Nossa estimativa é que 77% dos consumidores devem presentear suas mães nesse ano em todo o país”, disse, ao destacar o levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
O Dia das mães é considerado pelos comerciantes como a principal data comemorativa do primeiro semestre do ano. A data sempre movimenta o comércio em todos os segmentos, aquecendo as vendas antes e durante o dia, quando shoppings, sites e estabelecimentos comerciais registram vendas acima da média. Essa realidade, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Nivaldo Vilar, em entrevista ao ClickPB, nesta quarta-feira (5), pode ser diferente da que foi registrada em 2020, quando o comércio registrou uma queda de 40% nas vendas.
Para Nivaldo, a queda foi influenciada pelas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. Em compensação, ele destaca que houve outras formas de o consumidor fazer suas compras por meio do comércio eletrônico.
“Nossa estimativa é que 77% dos consumidores devem presentear suas mães nesse ano em todo o país”, disse, ao destacar o levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é estimado para o Dia das Mães deste ano um volume de vendas de R$ 12,2 bilhões em todo o país, o que representa aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R$ 8,26 bilhões). Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
Nivaldo reforça que o comércio já sente os sinais de crescimento das vendas em relação ao ano passado, mas o consumidor, ainda diante da situação sanitária, de crise econômica e de desemprego, se mantém cauteloso na hora de gastar.
“A meta é pelo menos recuperar os prejuízos que foram registrados no mesmo período do ano passado. Se isso acontecer, já é um grande conquista para os comerciantes que sofreram as consequências do forte impacto na queda das vendas do ano passado”, explicou.
A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, mesmo ainda em meio à pandemia, o brasileiro sente a necessidade de demonstrar carinho e atenção às mães, principalmente após esse longo período de distanciamento. Um dos itens que tem se destacado na hora de presentear são produtos que remetem ao autocuidado e à higiene, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (49%), perfumes (42%), cosméticos (28%) e chocolates (21%). O ranking ainda é formado por flores (18%), maquiagem (14%), utensílios de cozinha (12%) e celular/smartphone (11%).
Com informações do Clickpb