Foto: Politibola/Professor Inaldo Freire e Tacão

Estudo científico publicado recentemente na Revista Internacional Health Science Journal, com ISSN 1791 – 809X, nos Estados Unidos

Esta artigo retrata um estudo científico publicado na Revista Internacional Health Science Journal, com ISSN 1791 – 809X – dos Estadis Unidos. Capitaneado pelos professores,  preparador físico Edvaldo Junior “Tacão”, e o fisiologista Inaldo Freire ambos do Sport Club do Recife, e auxiliado por pesquisadores da UFPE ,UPE e Faculdade  Alpha, com dados implantados na equipe profissional do Sport Club do Recife, resultados mostraram diferenças em dados antropométricos (massa corporal, estatura e dobras cutâneas) e composição corporal (percentual de gordura, massa magra e massa gorda) de acordo com a posição de jogo e a função desempenhada pelo jogador na equipe.

Importante frisar, que o estudo identificou no primeiro plano, que goleiros e zagueiros possuem maior estatura e massa corporal que atletas de outras posições, foram observados importantes diferenças antropométricas e na composição entre laterais, volantes, meias e atacantes.

Essas informações entre outras vão servir como referência além do Sport Recife, para outros clubes nacionais e internacionais, assim como podem ser úteis para o planejamento e controle do treinamento e da nutrição de atletas de futebol.

Enfim, um trabalho cientifico importante, minuciosamente trabalhado com anos de pesquisas, que chegou a um final feliz, com dados precisos, e específicos para os atletas de futebol, e também para os clubes, que mantem seus departamentos de fisiologia ativo, no seu dia a dia, trabalhando o melhor para o seu elenco, estudo fundamental, para a manutenção de qualquer clube do brasil e do mundo. No sentido de valorizar, o seu patrimônio, que no entendimento dos professores são os jogadores, peças importantes que recebem investidos altos, e precisam serem mantidos com cem por cento de sua capacidade, física, motora e intelectual dentro do processo futebolístico nos dias atuais.

Para ter acesso ao artigo na íntegra e ver todo o conteúdo do estudo, acesse: www.imedpub.com (basta digitar o título no buscador do site).


Edvaldo Virginio da Silva Junior / Tacão
Formado na Universidade de Pernambuco em 1999
Professor e Mestre em Educação Física
Preparador físico do Sport desde 1999
Coordenador das pôs graduação em Esportes da Faculdade Alpha


Inaldo Freire Cavalcanti / Inaldo Freire
Formado na Universidade de Pernambuco em 1992
Professor e Mestre de Educação Física / Fisiologista
Coordenador do departamento de Fisiologia do Sport desde 1994

Confira o Artigo na Integra: 

ARTIGO PUBLICADO NA INTEGRA EM PDF

Colaboradores/pesquisadores:

Universidade de Pernambuco/Departamento de Educação Física:

Caio Ferreira Santos
Thaliane Mayara Pessoa dos Prazeres
Jose Francisco da Silva
Marcos Andre Moura dos Santos
Rafael dos Santos Henrique

Universidade Federal de Pernambuco/Departamento de Educação Física:

Willemax dos Santos Gomes
Matheus Santos de Sousa Fernandes
Jessica Gomes Gonçalves

 


Fonte: Tacão e Inaldo Freire
Estudo Publicado nos Estados Unidos
Revista Internacional Health Science Journal,
ISSN 1791 – 809X