Foto: Reprodução da Internet
A Secretaria de Saúde de Campina Grande recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, o total de 18.150 doses de vacina da covid-19. Com isso, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar a aplicação da 2ª dose dos idosos de 80 a 84 anos de idade ainda na tarde desta sexta em nove pontos fixos, incluindo a Pirâmide do Parque do Povo.
Para receber a dose de reforço, os idosos precisam apresentar um documento de identificação pessoal e o cartão de vacina com o registro do recebimento da 1ª dose. Os pontos vão funcionar das 13h às 18h. “Mesmo sendo um feriado, nossas equipes estão trabalhando desde a logística do recebimento das doses até a vacinação para aplicar a 2ª dose neste público no tempo certo”, destacou o Secretário de Saúde, Filipe Reul.
A Secretaria de Saúde já havia iniciado a aplicação da dose 2 desse público esta semana, vacinando os idosos do drive-thru e os acamados. A ação desta sexta é voltada para aqueles que receberam a dose 1 nas Unidades Básicas de Saúde ou nos pontos fixos no início do mês de março.
A grande maioria das vacinas é voltada à aplicação das segundas doses de vários grupos. Um percentual mínimo, de 580 doses, é reservado ao início da próxima fase, que inclui idosos de 60 a 64 anos de idade. As estratégias para essa nova etapa serão definidas através de uma reunião do Comitê Municipal de Imunização, que envolve vários setores.
O cadastramento para os acamados a partir de 60 anos acima já está disponível no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. No site também é possível fazer a comunicação de reações adversas após receber a vacina. As informações serão enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde ao Ministério da Saúde, que reportará os problemas aos laboratórios que produzem os imunizantes.
Campina Grande já vacinou 45.221 pessoas, entre idosos, profissionais de saúde, coveiros, agentes do serviço funerário e operários de coleta de resíduo hospitalar. Desse total, 5.801 pessoas tomaram a 2ª dose da vacina. Das 63.507 doses recebidas, 64,1% já foram administradas.
Com informações do Clickpb