Fotos: Reprodução da Internet

Botafogo x Treze

Exato nesta quinta-feira (18), faz aniversário de um ano dos últimos jogos ainda no primeiro turno do Paraibano, entre Sport Campina 2 x 3 Nacional de Patos, e Botafogo 1 x 1 Sousa em seguida a parada por conta da pandemia. Decreto estadual, que paralisou as atividades esportivas entre outras atividades no estado da Paraíba.

Botafogo x Sousa

Passaram-se 366 dias desde a última vez que a bola rolou nos gramados da Paraíba com presença de público. Num distante 18 de março de 2020, para pouco mais de 1 mil pessoas nas arquibancadas, o Botafogo recebeu o Sousa no almeidão, empatou em 1 a 1. Já o Sport Lagoa Seca em casa perdeu para o Nacional por 3 a 2. De lá para cá, mesmo distante das tribunas, os amantes do futebol paraibano viveram, após recesso de 12 semanas, altos e baixos acompanhando seus respectivos clubes do coração pelas ondas do rádio e TV.

Botafogo x Nacional

Na Maravilha do Contorno, a campanha pela competição regional e estadual não durou muito após a pausa: no retorno do futebol, de treinador novo, após a dispensa de Evaristo Pizza e a contratação de Mauro Fernandes, o Belo foi eliminado pelo Bahia nas quartas de finais por 3 a 1, e no paraibano perdendo para o Treze nos pênaltis nas semi-finais.

Principal objetivo estabelecido pelo alvinegro da estrela vermelha na temporada passada, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro logo se tornou um sonho improvável. Ainda sob o comando de Evaristo, o time demorou para engrenar na competição estadual e regional, sempre distante do grupo de elite nas primeiras rodadas. Com a parada na volta contratado para suprir a ausência do demitido Pizza não demorou para Mauro Fernandes também deixar o comando técnico do clube – à época eliminado das duas competições.

Sousa

Com a chegada do técnico Rogério Zimmermann, o Belo estabeleceu um novo e palpável objetivo: chegar à série B, somar o máximo de pontos nos jogos em casa e se aproximar do quarteto que estavam em busca da classificação.

O impressionante aproveitamento pífio de 40% dos pontos disputados em casa, no brasileiro, consequentemente, a saída da zona de conforto demonstrara a frequente queda de rendimento e ficando cada vais mais longe dos que estavam no topo da tabela rumo a série B. Dai, cominando com a queda do treinador Rogerio. Forçando com isso a diretoria por simpatia promove o retorno do Evaristo, que conseguiu salva nas últimas rodadas, o Belo nas duas competições, classificando para a copa do nordeste, e se mantendo no brasileiro da série C.

Atletico de Cajazeiras

CLÁSSICOS SEM TORCEDORES

Nas semifinais do paraibano, Treze e Botafogo, e na final, Campinense e Treze, protagonizaram episódio da história dos maiores clássico nordestino – todos sem multidões nas arquibancadas. Os resultados sem muitas emoções não repetiu o clima das vezes anteriores, vez que os eternos rivais se enfrentaram sem festa e aglomeração nas arquibancadas. Há pouco mais de um ano.18 de março de 2020 ate 18 de março de 2021.

Treze x Campinense

No futebol, falar em saudade é recordar craques do passado, taças levantadas, bolas que poderiam ter entrado. Curiosamente, após o decreto que estabeleceu a parada do futebol e o impedimento da entrada de público nos estádios até hoje, Botafogo, Campinense, Treze, Sport, CSP, São Paulo, Sousa, Nacional, Atlético e Perilima, ainda em março, entraram em campo pelo campeonato paraibano. A última vez, há um ano exato. Já sem torcedores nos estádios da Paraíba.

Somando 39 jogos que poderiam ter acontecido com festa nas arquibancadas da Paraíba, cerca de 100 mil pessoas deixaram de gritar, torcer, chorar: enfim, se emocionar com as cores e tradição dos seus clubes.

No tocante a Treze e Campinense, a expectativa de ambos não foram, boas na temporada de pandemia. Treze a pesar da conquista do título estadual 2020, que não comemorava desde 2011. Daí, no brasileiro da série C, não foi bem, com uma pífia campanha voltou a série D para esta temporada. Agora corre atrais de um bom lugar na copa do nordeste, onde vem bem. Garantido na copa do brasil, e justamente nesse dia 18 enfrenta o América-MG tenta passar de fase. E vai também em busca do bicampeonato paraibano, sem a presença do seu torcedor. Pelo lado do Campinense, não foi diferente, a raposa teve altos e baixos, com indefinições de sua diretoria, com mais de 80 jogadores contratados e dispensados na temporada, e oito técnico passando pelas suas hostes, conseguiu chegar na final do paraibano, ao eliminar o Atlético nas semifinais, mas, não foi longe no brasileiro da série D, ficando ainda na primeira fase, com uma fraca campanha. Mas, conquistou a segunda vaga da paraíba na copa do brasil, onde ja foi eliminado pelo Bahia com uma goleada de 7 a 1, a primeira e do Treze, que joga hoje com o America-MG, em casa.

Atletico x Sport

Os outros clubes, Atlético, Sousa, Nacional, CSP, Perilima, Sport e São Paulo, ficaram no meio do caminho com campanha insignificantes na competição paraibana, com CSP e Sport rebaixados, os demais, apenas o Atlético na temporada disputou o brasileiro da série D, sendo eliminado ainda na primeira fase, e o Sousa conseguindo a vaga desta temporada na série D.

Perilima

Para cessar a saudade de frequentar as arquibancadas, os clubes paraibanos estão torcendo que as autoridades sanitárias, acelere a imunização em massa no País e, consequentemente, um retorno mais breve possível do público nos estádios. Assim como a ausência dos torcedores na arquibancada, devemos preservar a vida por ser a única maneira de promover o aguardado reencontro com os fanáticos torcedores ostentado a camisa e a bandeira do seu clube.

Sousa x CSP

Politibola com informações da Internet