A entrega do pedido foi aceita pela National Medical Products Administration para análise, informou a Sinovac em comunicado.

A CoronVac é uma das duas vacinas contra a Covid-19 que estão sendo usadas para imunizar a população no Brasil. Ela é desenvolvida no país em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

A vacina também já é utilizada na Turquia, na Indonésia e em outros países. A Turquia iniciou a vacinação no dia 14, um dia após a aprovação para uso emergencial. A Indonésia começou um dia antes, e o presidente do país foi o primeiro a receber uma dose do imunizante.

Eficácia da vacina

Os testes no Brasil, conduzidos pelo Instituto Butantan, apontaram uma eficácia de 50,38% da CoronaVac. Além disso, a vacina tem eficácia de 78% para casos leves, que exigem algum cuidado médico, e nenhum dos vacinados ficou em estado grave, foi internado ou morreu.

A declaração do presidente da Sinovac Biotech, Yin Weidong, foi a primeira sobre as diferentes taxas de eficácia em diferentes países. Ele também afirmou que os resultados dos testes de fase 3 “são suficientes para provar que a segurança e eficácia da vacina CoronaVac são boas em todo o mundo”.