MARIO CRUZ/EFE/EPA – 30.1.2021
Áustria vai receber pacientes internados nas UTIs portuguesas e Alemanha enviará médicos e equipamentos para os hospitais
A pressão continua a aumentar nos hospitais, onde há 6.694 pessoas internadas com covid (150 a mais que no dia anterior), e com 858 internados em unidades de tratamento intensivo.
A situação nos hospitais é especialmente crítica na região de Lisboa, que registrou neste domingo pouco mais da metade do total de infecções e mortes notificadas no país.
Portugal está perto de ficar sem leitos de UTI para tratar covid
Depois de recorrer aos hospitais de campanha, aos centros militares e privados, bem como à transferência de doentes para o arquipélago da Madeira, soube-se hoje que Portugal vai finalmente receber ajuda internacional para enfrentar a pandemia.
O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, anunciou que o seu país vai acolher doentes portugueses em cuidados intensivos, enquanto a imprensa alemã informa que a Alemanha vai enviar a Portugal uma equipa de 27 médicos e paramédicos, bem como respiradores e outros equipamentos.
As autoridades portuguesas não especificaram quantos pacientes serão enviados para a Áustria e nem quando.
Também foram estabelecidas medidas de saúde nos aeroportos, como PCR negativo obrigatório e quarentena na chegada, para voos da UE e do espaço Schengen, dependendo da incidência no país de origem.
Politibola com informações da EFE/R7