Foto: Reprodução da Internet

Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

Cidadãos que nunca contribuíram com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem ter direito a um benefício concedido pelo órgão. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

Os beneficiários receberão um salário mínimo por mês, atualmente no valor de R$ 1.100. Para ter direito ao benefício, é necessário ter uma renda mensal per capita inferior a 25% do salário mínimo (R$ 275) e estar inscrito no CadÚnico. No caso de pessoas com deficiência, também é preciso comprovar a incapacidade de trabalhar por meio de perícia médica.

Devido à pandemia, é recomendado que os interessados façam o requerimento pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS. Contudo, também é possível fazer a solicitação presencialmente, em qualquer agência do INSS. Neste caso, é necessário fazer o agendamento online ou pela central de atendimento telefônico, no número 135,  e comparecer na data marcada portando um documento oficial com foto.

Segundo estimativa do INSS, no momento existem mais de 608 mil requerimentos para o BPC em análise, o que representa a maior parte das solicitações de benefícios no órgão. Após o requerimento, o Benefício será concedido em cerca de 98 dias.

Vale destacar que beneficiários do BPC não recebem o 13º salário do INSS, nem podem deixar pensão por morte para dependentes.

Politibola com informações do Capitalist/R7