Sem energia para acionar aquecimento, moradores do norte do Estado usam aquecedores e lareiras, aumentando riscos
- Aquecedores a gás ou carvão e lareiras aumentam riscos de incêndios nas casas
- Em Abilene, canos congelados impediram bombeiros de tentar apagar incêndio
- Uma avó e três netos, todos crianças, morreram durante um incêndio em Sugar Land
- Família tentou usar carro para gerar calor; mãe e filha morreram, pai e filho foram internados
Leia também: Frio congela usinas e deixa milhões no Texas e no México sem energia
E o frio intenso prejudica até mesmo o combate às chamas. No vídeo abaixo, a moradora conta que os bombeiros não podiam fazer nada além de assistir sua casa, na cidade de Abilene, queimar completamente e cuidar para que o incêndio não se alastrasse para os imóveis vizinhos. Com os canos subterrâneos congelados, não havia água para jogar no fogo.
“Ter de ficar aqui, vendo minha casa queimando, é a pior coisa que já me aconteceu”, diz a moradora, chorando. O incêndio aconteceu na noite de segunda-feira (15).
A pouco menos de 600 quilômetros de Abilene, na cidade de Sugar Land, que fica na área metropolitana de Houston, a tragédia foi ainda maior. Uma mulher de 75 e seus três netos, com idades entre 5 e 10 anos, morreram depois que a casa da família pegou fogo na madrugada desta terça-feira. A mãe das crianças, filha da idosa, conseguiu escapar com queimaduras.
Em outra região de Houston, o frio causou mais uma tragédia familiar. Uma mulher e sua filha morreram e o marido e o filho foram levados para o hospital após se intoxicarem com monóxido de carbono. A família tentou usar o carro ligado na garagem ao lado da sala onde todos estavam, em uma tentativa de gerar calor.
Outro incêndio, desta vez em Dallas, destruiu pelo menos três casas em um bairro residencial, na noite desta terça. Ainda não há informações sobre vítimas ou causas das chamas.