Soldados indianos patrulham uma rodovia na região de Leh, perto da fronteira com a China — Foto: Tauseef Mustafa/ AFP
Embate ocorreu após patrulha chinesa tentar cruzar a fronteira, diz imprensa indiana. Confronto em outra região em junho deixou 20 indianos (e um número desconhecido de chineses) mortos.
A informação foi revelada pela imprensa indiana nesta segunda-feira (25) e depois confirmada pelo Exército do país. Não há informações sobre mortos ou feridos até o momento.
“Houve um confronto menor na área de Naku, no norte de Sikkim, em 20 de janeiro”, afirmou o Exército indiano em um comunicado. “O mesmo foi resolvido pelos comandantes locais de acordo com os protocolos estabelecidos”.
Sikkim é o menor estado indiano em população e o segundo menor em tamanho, entre o Nepal (a oeste), o Butão (a leste) e a China (ao norte). Naku liga Siquim ao Tibete, na China.
A imprensa indiana diz que o confronto ocorreu na quarta-feira (20), após uma patrulha chinesa tentar cruzar o território e ser rechaçada.
Confronto em Ladakh
Índia e China estão em um tenso impasse desde abril de 2020 e, desde então, reforçaram o efetivo militar ao longo da fronteira.
Combates em Siquim, em maio, reacenderam as tensões entre os dois países mais populosos do mundo.
Em junho, confrontos deixaram 20 militares indianos (e um número desconhecido de chineses) mortos em outra região de fronteira, em Ladakh.